Pesquisar neste blogue

quarta-feira, janeiro 26, 2005

O que é que esta Religião tem, que é diferente das outras?

Destinado a Árabes ou a Cristãos, portas afora do foro privado de cada individuo, o discurso do Império constrói-se no espaço da opinião pública no sentido de esbater o autêntico estado-de-sítio entre governantes e governados, criando em alternativa a mirabolante “guerra das civilizações”.
Quer o queira (pela mão dos seus Príncipes-marionetas instalados no Poder) quer não, o povo Árabe tem enfrentado desde há décadas até á actualidade, um portentoso ataque macisso ao seu futuro, levado a cabo por uma poderosa potência Imperial: a América. (actuando em estreita concertação com o estado judaico de Israel)
No pós-império britânico, o primeiro acto de agressão, consubstanciou-se na fundação da Aramco (1936) – a primeira Petrolífera mista saudita-americana.
(The Making of a US Colony)
http://coat.ncf.ca/our_magazine/links/issue51/articles/51_04-05.pdf

Após a destruição, através de sucessivas guerras de agressão, do Grande Nacionalismo Árabe materializado no Baathismo, um movimento de cariz Socialista iniciado por um Cristão formado em Paris: Michel Aflaq em 1946, ao fundar o Partido Baath - termo que significa “Ressureição”, o caminho para a Unidade Popular exigia a restauração da ordem natural de uma só Nação, que teria o direito de ser um só Estado, como então, no auge dos movimentos independentistas pós-Coloniais, advogava o movimento de “Oficiais Livres” liderado por Gamal Abdel Nasser que no Egipto havia derrubado a corrupta oligarquia dinástica e tinha fundado a Republica. (RAU-Republica Árabe Unida-1952).
A origem histórica desta Nação estaria baseada na obra do Profeta Maomé, cujos ensinamentos sobre Fé e Comunidade, faziam a síntese entre o terreno Religioso e as aspirações de evolução Social.
Maomé é o primeiro Chefe-de-Estado muçulmano em Medina (622 dc).Os capítulos (“suratas”) do Alcorão (que significa “a Revelação”) de origem divina, enunciam preceitos a cumprir e proibições que posteriormente irão servir de base á redacção da Lei Ismâmica: - “a Charia”.
A obra do Profeta não fica, no entanto completa sem a congregação da “Umma” (a Assembleia do Povo”) que então sim, será a genuína entidade portadora da sua mensagem.
O que é que esta Religião tem, que fará assim tanta diferença da dos Cristãos?
“Enfrentamos um inimigo cujos desígnios sobre as nossas terras e as nossas vidas são bem conhecidos, e que deve ser combatido por todos nós unidos” dizia o professor árabe palestino-americano Edward Said (cuja obra mais marcante é o “Orientalismo-Cultura e Imperialismo”), numa tentativa de ajudar os Ocidentais a verem para além dos clichés e estereótipos tradicionais acerca do terrorismo e da barbárie ;
“Precisamos que todas as forças intelectuais e todas as forças politicas lutem connosco (os Árabes) contra o esquema imperialista que pretende reformular as nossas vidas sem o nosso consentimento.
O último partido Baath alvo de agressão pelo Império norte-americano é o de Saddam Hussein (ex-sócio da CIA em 1963 no golpe que derrubou o líder legitimo Abdul Karim Kassim ) no Iraque. Veremos se o vão conseguir extinguir.
Não é fácil desfazer e fazer países a bel-prazer dos interesses privados de Washington.

Outras leituras:
a quebra das reservas petrolíferas na Arábia Saudita – 2004
http://www.ain-al-yaqeen.com/issues/20040514/feat8en.htm
Declaração Islâmica Universal dos Direitos Humanos
http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/declaracaoislamica.html
o Orientalismo vs o Ocidentalismo Americano
http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=2844
.

Sem comentários: