Pesquisar neste blogue

quinta-feira, março 03, 2005

Efeméride – A Revolução Americana – Capitalismo vs Racismo



Democracia Imperial – mistura instantânea (compre uma, leve duas)

Em 3 de Março de 1991 o cidadão negro Rodney King quando circulava embriagado no seu carro em Los Angeles Califórnia não obedeceu a um sinal de radar da Policia.
Um pouco mais á frente, quando a Policia conseguiu parar o condutor, Rodney King foi brutalmente agredido com 56 bastonadas durante 2 minutos seguidos, o que lhe provocou 11 fracturas ósseas, derrame cerebral e danos irreversíveis nos rins.Este acto de “justiça de rotina” estaria destinado a permanecer anónimo no quotidiano da grande cidade, não fora a imprevista casualidade de um empregado de balcão do prédio em frente ter por sorte filmado em vídeo o incidente.Um dia depois, 89 segundos desse filme eram passados na Los Angeles Channel 5 da TV e ao fim do dia já tinha sido transmitido pelas televisões de todo o Mundo!
Em 15 de Março 4 policias brancos, o Sargento Stacey C. Koon, e os Oficiais Laurence M. Powell , Theodore Briseno, e Timothy Wind foram acusados em Tribunal por assalto com arma letal, agressão e uso de força excessiva. Em 26 de Março o Tribunal declarou-os como não culpados.
O Ministério Publico seria obrigado a rever a sentença, e um ano depois em 29 de Abril de 1992 em novo julgamento, desta feita com jurados brancos recrutados entre a vizinhança da residência dos 4 policias acusados, o Júri viria novamente a declará-los absolvidos.
Nos dias seguintes, milhares de pessoas da zona sul de Los Angeles (Negros) responderam á sentença com distúrbios vandalizando quarteirões inteiros, transformando muitos bairros de Los Angeles num autêntico inferno. A Guarda Nacional da Califórnia e um esquadrão de helicópteros foram mobilizados para pôr termo á revolta. Em 6 dias de guerra civil foram mortas 54 pessoas, 2383 foram feridas, e 13.212 foram presas.
Os distúrbios alastraram a muitas outras cidades.300 pessoas foram presas em Atlanta.
Um desses primeiros presos a serem julgados, o negro Donald Coleman foi condenado a 19 anos e 8 meses de prisão, acusado de ter atirado um cocktail molotov contra uma loja dum proprietário asiático.
Os 4 Policias seriam novamente julgados em 1993, sendo condenados a 30 meses de prisão.

Moral da História: Se as Televisões só passarem aquilo que os Responsáveis acham que deve ser passado, nada disto voltará outra vez a acontecer.

1996 – o caso Rodney King regressa a Tribunal
http://www.cnn.com/US/9602/koon_powell/
A importância da questão transcende Los Angeles – o explosivo problema dos Pobres e oprimidos nos bairros dos subúrbios Capitalistas criam as condições para conflitos étnicos, em que o fogo é desviado do inimigo principal. http://www.revolutas.org/documentos/capitalismo-racismo.pdf
2005 - O fim da segregação étnica nas prisões da Califórnia como libertação de uma nova escravatura nos Estados Unidos – O sistema prisional (3º empregador nos USA) como elemento essencial da Economia http://www.reseauvoltaire.net/article16361.html

Sem comentários: