Pesquisar neste blogue

sábado, abril 23, 2005

O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote De La Mancha

"o Paraíso, se existe, tem a forma de uma biblioteca"
José Luis Borges

Para comemorar o dia mundial do Livro,(hoje dia 23) o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mandou imprimir UM MILHÃO de cópias do livro Dom Quixote, do espanhol Miguel de Cervantes, que serão distribuídas gratuitamente a partir deste fim de semana. "Vamo-nos alimentar mais uma vez com o espírito de um lutador que viveu para combater as injustiças e tentar endireitar o mundo", disse Chávez. O projecto marca as comemorações dos 400 anos da publicação do clássico de Cervantes, cujo título completo é “O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote De La Mancha”. Chávez anunciou a iniciativa no seu programa semanal de televisão:- "Em certa medida, todos somos seguidores de Quixote", disse o presidente venezuelano, que instou os seus concidadãos a lerem a história do "Cavaleiro da Triste Figura".
O escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura de 1998, escreveu o prólogo da edição do livro que será distribuída.

Transcrevo o poema IV, "Convite à Glória", porque reflete muito bem o Idealismo de "Dom" Quixote contra o Realismo de Sancho "Pança" e, quem sabe, poderá estimular aqui tambem os leitores a conhecerem esse texto e a edição integral do Quixote.(embora aqui não seja à borla,,,) O poema é um diálogo entre D.Quixote e seu Escudeiro:
— Juntos na poeira das encruzilhadas conquistaremos a glória.
— E de que me serve?
— Nossos nomes ressoarão nos sinos de bronze da História.
— E de que me serve?
— Jamais alguém, nas cinco partidas do mundo será tão grande.
— E de que me serve?
— As mais inacessíveis princesas se curvarão à nossa passagem.
— E de que me serve?
— Pelo teu valor e pelo teu fervor terás uma ilha de ouro e esmeralda.
— Isso me serve.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grandes Chávez, Grande Cervantes, Grande Saramago.....