Pesquisar neste blogue

sexta-feira, maio 20, 2005

Mercado "Livre" - Escassez de Sardinha, Excesso de T-shirts chinesas

Se em relação à "invasão chinesa" e ao "perigo amarelo", Manuel Baptista no seu excelente blogue "SéculoXXI", já desmistificou a situação, hipócritamente "vendida" à opinião pública pelos politicos da UE,,,já sobre o controlo da sardinha, Portugal, o país com uma das maiores costas maritimas da Europa, haveria de ter uma palavra a dizer sobre as Ciências de Vida (neste caso maritima) - a moderna Indústria da Biotecnologia.O caso é que, sobre o assunto,poucos ou nenhuns pensaram dizer grande coisa:
* Segundo dados da conferência Biovision realizada recentemente em Lyon, num estudo encomendado pela consultora Critical I, sob a égide da Associação Europeia de Bioindústrias (EuropaBio), Portugal é ,,, (Surpresa!) o ÚLTIMO! da lista com apenas 17 micro-empresas no ramo que empregam 153 trabalhadores, por contraste com os 22 mil do 1º país da lista: a Grã-Bretanha, ou com as 525 empresas existentes na Alemanha.

Ainda assim, em face destes números que nos parecem enormes, o investimento dos norte-americanos no sector, é o triplo do Europeu, em capital aplicado em investigação, emprega o dobro das pessoas e facturam 2 vezes mais.Não tardará muito e estaremos a importar sardinha “feita” nos Estados Unidos.
* Os pescadores portugueses estão a lançar a sardinha ao mar. Por cada 100 a 150 cabazes de cerca de 22,5 quilos cada, pagos a 3,6 euros, mil quilos são jogados fora.Não a conseguem vender porque não tem tamanho e qualidade para entrar no mercado. Sem rendimentos há alguns meses, os homens do mar desesperam:
http://www.matosinhoshoje.com/index
e como habitualmente a “resolução” passa pela financiarização do problema com os Sindicatos a apelarem para a invocação do Fundo de Compensação Salarial das Pescas da EU que dispõe de 1,7 milhões de euros: http://www.agroportal.pt

Relacionados:
* Quantidades capturadas caíram 19,3% em Março, receita desceu 15,1%
* Quantidades capturadas caíram 18,7% em Fevereiro, receita desceu 11,4%
*
Reserva de bacalhau pode desaparecer dentro de 15 anos

Sem comentários: