Pesquisar neste blogue

quinta-feira, junho 30, 2005

AMAZÓNIA


O Brasil desmantelou recentemente uma das muitas quadrilhas de abate de madeira clandestina que tem vindo a destruir a Amazónia, especialmente nos Estados de Manaus, Mato Grosso e Rondónia.
Corrupção e falsificação de documentos têm permitido o derrube ilegal da floresta, e só no caso deste “gang” que actuou durante 14 anos, abateram madeira suficiente para encher 76 mil camiões!.Funcionando desde 1990 esta quadrilha de 89 pessoas terá sido responsável pelo corte ilegal de 1,9 milhões de metros cúbicos de madeira. As investigações que levaram à emissão de 124 mandatos de prisão, abrangem funcionários do Instituto estatal IBAMA e da FEMA (Meio Ambiente) e diversos empresários.
Não será estranho a este esquema, a recente acção de protesto levada a cabo pela Greenpeace à porta das instalações da empresa portuguesa Vicaima/Globaldis, que não tem contudo, consequências conhecidas.
A falsificação de Autorizações de Transporte de Produtos da Floresta (ATPF) que eram duplicadas, vendidas em branco e depois preenchidas, outras ainda usadas segunda vez depois de passarem por processos químicos, foram utilizadas por 431 empresas-fantasma apenas no Estado de Mato Grosso. Este tipo de mercado negro, em conjunto com o abate legalmente consentido, são responsáveis pelo arrasamento de 26.130 Kilómetros quadrados de floresta amazónica só nos últimos dois anos.
Do total das 89 pessoas presas 45 são funcionários dos Institutos Públicos (um dos quais é o próprio Presidente da FEMA), o que indicia que seriam estes os principais instigadores ao corte pela colocação de encomendas aos madeireiros, intermediando depois a comercialização da madeira abatida até aos despachantes e/ou vendedores.
Um dos maiores mandantes e responsável pela desmatação no da Amazónia, é no entanto um dos que não foi ouvido nem achado para o caso: - o próprio Governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, cujo secretário de gabinete de governo para o Meio Ambiente Moacir Pires é outro dos presos.
Tudo começou porém muito antes, quando os governantes Brasileiros concertados com os Governos Estaduais tomaram a iniciativa de abrir uma auto-estrada trans-Amazónica há três décadas, abrindo horizontes aos seus interesses:

Nesta fotografia de satélite tirada em 1975 a Rondónia era assim:

Em 2001 o aspecto do mesmo local era este.

(os pontos vermelhos são as localidades – a começar de baixo para cima: João Filipe, Rio Branco,São João, São Cruz e Ariquemmes).

Entretanto, nas “notícias” veiculadas nos órgãos de “informação” Corporativos a mensagem que se passa é a de que foram uns quanto criminosos avulso os autores do crime, ilibando os detentores do Poder, afinal os únicos responsáveis. As taxas de desmatamento continuam a aumentar: leia aqui a opinião de uma ecologista.
Outras fotos, de satélite actuais, podem ser vistas utilizando este site:
www.earth.jsc.nasa.gov

ps * Não é de estranhar o modo como os Media relatam estes acontecimentos, nomeadamente os brasileiros. O próprio Roberto Marinho o todo poderoso dono da TV GLOBO (falecido em 2003)foi acusado de ter sociedades em nome de interpostas pessoas trabalhando no abate ilegal de árvores em Mato Grosso. Voltarei ao assunto num próximo "post" dada a gravidade e as implicações que advêem deste facto. Marinho que deixou uma Fundação deixou tambem herdeiros, a TV GLOBO está bem obrigado, e é a principal sócia da SIC portuguesa de Francisco Balsemão. Vamos averiguar como nasceu o "Império" de Roberto Marinho e aquilo que representa.

Sem comentários: