Pesquisar neste blogue

quinta-feira, junho 23, 2005

Fujam!, ou tapem os ouvidos,,,Eles vêm aí!

"Eurocrats plan grand tour to win hearts of citizens"
Blair e Barroso - Quem é quem? no pós Acordo das Lages

www.telegraph.co.uk
O dossier Europa está agora debaixo da batuta de Londres.
Ângela Merkel, a líder da oposição democrata-cristã da Alemanha deu o sinal ao declara o seu apoio ao 1º ministro britânico, colocando-se numa posição chave para destronar Gerhard Schoeder nas póximas eleições de 18 de Setembro.
Uma aproximação Londres-Berlim não muda a correlação de forças (tão só o desejo politico de emancipação) na Europa: continua a fazer desta um mero veículo das politicas neoliberais como pólo de dominação global Imperial americana. Este fingido volte-face tem uma explicação económica (que como sabemos desde Marx é a base que determina todas as outras vertentes) que vem na página 36 do “Publico” de hoje (disponível online só para assinantes):
“Plano Marshall salva défice alemão”
O porta voz do Ministério da Economia Stefan Giffeler informou que o Gabinete Federal aprovou um projecto-lei que possibilita a mobilização de dois mil milhões de euros provenientes do European Recovery Program (ERP) – conhecido mais correntemente pelo nome do secretário de Estado norte-americano George C. Marshall- para combater o défice, que em 2005 deverá ultrapassar pela quarta vez consecutiva o tecto dos 3%. Segundo o porta-voz, os fundos do ERP – que permitiram a reconstrução germânica e europeia no pós-guerra – irão perder o seu estatuto de “receitas especiais” (como “receita especial” este dinheiro nunca fez parte do Orçamento de Estado ( neo-colónia). O projecto de lei prevê que o Ministério da Economia, que administra o ERP, transferirá a totalidade dos 12 mil milhões do fundo para o banco estatal KfW, de onde esta Instituição irá transferindo verbas para o Ministério das Finanças. A concretização desta sequência de medidas é incerta. Precisa que a Alemanha cumpra o contrato “elegendo” Ângela Merkel!
business is bussiness

* “Foi como se o Tom Cruise tivesse ido a uma companhia de teatro amador”
Editorial do "Guardian", sobre a visita de Tony Blair ao Parlamento Europeu,

1 comentário:

Anónimo disse...

cz zorgverzekeraar zorg verzekering vergelijken studentenzorgverzekering premies zorgverzekering
Stop by my webpage :: http://www.studentenzorg.org/