Pesquisar neste blogue

quarta-feira, agosto 03, 2005

Eleições para as Autarquias na Venezuela

www.venezuelasolidarity.org

No próximo dia 7 de Agosto há eleições para os Conselho Municipais e para as Juntas Paroquiais na Venezuela. Este tipo de eleições tem habitualmente uma maior percentagem de abstenção que as outras.A oposição venezuelana está a fazer um apelo à abstenção para apresentar de forma suja os resultados e tirar partido politico e mediático do facto, ao mesmo tempo que fundamenta esta atitude fazendo uma analogia do cenário descrito por José Saramago no seu "Ensaio sobre a Lucidez" no qual uma maioria decide votar em branco tendo em vista o estado de degradação da democracia.
Com o seguinte texto, o Nobel de Literatura português (muito conceituado e ouvido na América Latina) responde à tentativa de manipulação que a oposição a Chávez pretende fazer com a sua obra:

"A diferença entre o Voto em Branco do meu livro "Ensaio sobre a Lucidez" e a Abstenção que a Oposição venezuelana proclama, é a mesma que separa a Inteligência da Estupidez!

"Já me piratearam um livro na China, outro na América Latina, porém até hoje ninguem me tinha pirateado uma Ideia. Vendo bem, a diferença entre piratear um livro ou uma ideia, é que no primeiro caso não se faz nada que não seja copiá-lo para o vender mais barato, enquanto que piratear uma ideia é manipulá-la para a forçar a expressar o contrário do que o autor pretendia. Esta foi a mais recente manobra da oposição na Venezuela, ao tentar difundir uma falsa analogia entre o voto em branco em que se fala no "Ensaio sobre a Lucidez" e a abstenção nas eleições de 7 de Agosto que estão conclamando os cidadãos venezuelanos. A diferença entre uma coisa e outra é a mesma que separa a inteligência da estupidez. Os homens e as mulheres que na minha novela votaram em branco, fizeram-no como um acto de protesto contra a degradação da democracia, porem a oposição venezuelana apela à abstenção justamente quando na Venezuela se está erguendo uma Democracia com a participação directa do Povo. Não me admira que eles sejam incapazes de o entender, se tampouco souberam entender o livro que escrevi. Os talvez eles o saibam e estão conscientes do engano que pretendem transmitir aos venezuelanos. Esta manobra suja só merece o meu desprezo. Espero que o Povo venezuelano igualmente a despreze com o seu Voto".

* Hugo Chávez, em 8 de Março, (referido aqui), ter-se-ia questionado: "Temos de inventar o Novo Socialismo para o Século XXI. O Capitalismo não é um modelo sustentável para o desenvolvimento"
* Pode o Socialismo triunfar no Século XXI na Venezuela? tenta responder Heinz Dieterich, aqui,,,
na Venezuela não haverá "comunismo" diz peremptório o novo Ministro da Defesa, o almirante Orlando Maniglia,,,
mas entretanto o PODER POPULAR AVANÇA! e Chávez atinge o indice de intenções de voto mais alto de sempre: 71,8%!

Sem comentários: