Pesquisar neste blogue

quarta-feira, setembro 14, 2005

As Eleições criam Politicos Corruptos, a Luta Popular cria a emancipação do Povo


"Eleição é Mensalão dos Ricos, Voto é a migalha dos Pobres"

Não se pode deixar de sorrir quando vimos a cínica entrevista-recado do ex-Presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso (FHC) na RTP2: “O problema de Lula começou mais atrás, no Congresso, com a forma de aliança que estabeleceu e a falta de uma directriz. Apoiou a mesma politica económica, e não deu avanço social” – Isto é dito pelo homem que dias antes do Partido dos Trabalhadores (PT) vencer as eleições em 2002, hipotecou o futuro do Brasil ao FMI num contrato-promessa de biliões em empréstimos que subordinou incondicionalmente o país à correia de transmissão do Neoliberalismo global. Para se compreender isso, basta acrescentar que o Ministro das Finanças de FHC que conduziu o processo, foi de imediato, mal abandonou funções no governo brasileiro, nomeado nº 2 do FMI.(o nº1 é Rodrigo Rato o ex-ministro das Finanças de Aznar) O Brasil paga hoje e desde aí, a acrescentar ao que já pagava, juros de Dívida astronómicos, que inviabilizam qualquer tomada de posição no sentido de uma emancipação nacional feita no sentido de libertar o povo das degradantes condições de miséria em que vive. Ao Brasil é no entanto proporcionado que cresça, e cresce a niveis altos com o dinheiro com que se hipotecou ao FMI, desde que, como condição obrigatória, isso contribua para a retoma do Centro Capitalista mundial – p/e o país ultrapassará em breve os Estados Unidos como o maior exportador agro-pecuário, enquanto o governo de Lula não consegue tampouco garantir uma refeição por dia a todos os brasileiros no âmbito do programa “Fome Zero”. Os Lucros desta inserção na rede de dominação global mantêm, no entanto em gritante contraste, uma élite exorbitante herdeira dos tradicionais regimes autoritários "tucanos" dos Coronéis, que criaram no Brasil uma das sociedades mais desiguais e violentas do mundo.
Toda a gente sabe disto, menos o ingénuo actor FHC, que se arroga até a dar concelhos para a saída da crise do “Mensalão” – “O PT corre o risco de se fragmentar com a falta de liderança do presidente Lula, e deve tentar agrupar os chamados moderados. José Dirceu tem capacidade de comando”. Realmente a moderação é uma caracteristica fundamental para a prossecução da exploração.Descodificando toda esta conversa de chacha, temos aqui uma situação em que alguem que é o porta voz dos interesses do FMI tenta nomear os dirigentes ideais para o Partido dos Trabalhadores (PT) – como decerto a ascenção de Lula já teria sido antes consentida e aconselhada perante as circuntâncias de uma revolta popular eminente que deitasse tudo a perder na óptica dos interesses instalados.Agora, com a previsível queda de Lula, caem também por terra as ilusões dos defensores do Reformismo, a levar a efeito lá para o dia de São Nunca.

O momento politico é agitado, após a Comissão de Ética do Congresso ter votado esta semana por unanimidade, a perda de mandato de Roberto Jefferson – o deputado que denunciou o esquema do mensalão, a compra de votos pelo PT, a troco de favores politicos. Por outro lado, o relatório das Comissões Parlamentares de Inquérito recomendou, ainda, a “cassação” de mais 17 deputados. O processo de afastamento dos parlamentares vai desenrolar-se até até Novembro, mas o presidente da Câmara, o conservador e polémico Severino Cavalcanti, fo tambem acusado de cobrar um “mensalinho” de 3,5 mil euros do concessionário de um dos restaurantes que servem os deputados. Terceiro na hierarquia do Estado, Severino – que alardeava estar pronto para assumir o lugar de Lula – passou agora de juiz a réu, embora avise que muita “gente vai dançar” com ele. Mas o escândalo não pára. Igualmente na eminência de ser destituido, o vice-presidente José Alencar deixou o Partido da Frente Liberal. Até ao fim do mês, outros 300 parlamentares deverão trocar de partido, nesta legislatura. Até o presidenciável Paulo Maluf, ameaçado de prisão, deixou o Partido Progressista, alegando “corrupção”. Os aliados abandonaram o PT, só o Partido do Movimento Democrático Brasileiro impede a oposição de pedir o impeachement de Lula. O movimento formado pelo “Grito dos Excluídos” – os “Sem Terra” e os desiludidos do Brasil que se manifestaram no Dia da Independência (7/9) prometem uma luta cerrada a Lula. Porém o golpe mais duro veio do próprio PT, do respeitado jurista Hélio Bicudo, que se destacou no combate aos esquadrões da morte no regime militar e muito respeitado no país: “Lula é mestre em esconder sujeira debaixo do tapete”. Bicudo contou à revista “Veja” que foi encarregado pelo partido em 1997, de chefiar uma comissão que investigaria um empresário, amigo de Lula, acusado de usar o nome deste para obter contratos com prefeituras administradas pelo PT. As conclusões comprovaram as denúncias, mas a direcção do partido abafou o escândalo”: o único punido foi o x-guerrilheiro Paulo de Tarso Wenceslau, que denunciou o caso.
Um dos fundadores do PT, dissidente desde a década de 90,quando este esquema de corrupção começava a ser montado, César Benjamin, secundado pelo rol de saneados à esquerda do partido mal Lula chegou ao Poder, não se inibe de afirmar: “Lula é o grande chefe da Quadrilha”!

* Paulo Jonas de Lima Piva: "Lula e Collor: tudo a ver"

* Os Media fazem passar a ideia que sem Lula não haverá PT, e este partido (desde que moderado) é vital para o controlo da democracia (deles)

Sem comentários: