Pesquisar neste blogue

sexta-feira, outubro 21, 2005

A Longa Marcha Neoliberal pela Europa Ocidental

“Não é pela debilidade do Governo ou pela instabilidade governativa, como nos finais dos anos 70, que se pode explicar a brotoeja presidencialista na área da direita”
disse Vital Moreira
Os tiques presidencialistas da direita? A nossa direita tem uma especial apetência pelos ismos, o sidonismo, o salazarismo, o marcelismo e agora querem o cavaquismo, o que na versão presidencial tende a ser uma forma de caudilhismo. Cavaco entrevistado hoje na TSF, sobre o problema do referendo ao aborto, eloquentemente "disse que nada diria" antes da Assembleia Nacional se pronunciar. Note-se bem! "Nacional" e não da República - sâo lapsus linguae por onde eles recuperam rápidamente os tiques do seu tempo. Afinal,disse tudo.
clique na imagem para ampliar

É impressionante a peregrinação de personalidades que têm vindo a comparecer em peso entre nós, numa série de eventos/colóquios/conferências e outras formas mais corriqueiras de “amandar bitáites” antecedendo o período de entrada em praça do tão ansiado mago ilusionista que irá salvar (outra vez) o país (de alguns).
A coisa assemelha-se assim como que a uma “Longa Marcha Neoliberal” pelas pantanosas terras lusas,,, - compreende-se a preocupação!: Portugal detem o maior número de campos de Golfe e possui mais horas de Sol do que qualquer outro país na Europa.
Ora estes são bens essenciais (deles) a preservar e valem bem os sacrifícios que a notável chusma de intelectuais politólogos, prémios nóbel, banqueiros, especialistas em jogos de casino, economistas avulso e os peões de brega do costume, fazem para “limpar o terreno” dos párias que ainda aqui vão conseguindo subsistir.
Mas, apesar do esforço ou talvez por causa dele, a imponência (impertinência) e pose de tão grados figurões, caiem porém no mais completo descrédito quando, por detrás de cada “byte” se vai invariavelmente desaguar na prosaica figura de um obscuro ex-ministro de Cavaco Silva – o inenarrável e Abominável J.César das Neves, célebre pelos mais diversos disparates e boutades nas mais diversas áreas.
Assim, bem que se podem esforçar,,, sem contudo conseguirem enganar ninguém! – por detrás de cada Publicitário está um mentiroso e isso topa-se à légua.

A auto-denominada “Retoma Atlântica” funda-se na intenção de fazer de Portugal em conjunto com a Espanha) uma placa giratória para a exploração através de um género de sub-imperialismo ibérico, da África Lusófona e da América Latina – uma correia de transmissão do Império sem que sejam postos em causa os “direitos” indevidamente adquiridos, muito menos questionada a ilegalidade em que se centra a obtenção dos recursos energéticos estratégicos.
Ninguem acredita que Bush tenha lido a “Jangada de Pedra” de Saramago, mas estas coincidências da Ibéria a abandonar a Europa, acontecem,,,
Será esta gente séria?

Não me parece. Os acontecimentos em curso que envolvem a Banca, a Policia Judiciária e a Economia Capitalista em geral, são um show-off para fazer crer que o sistema vai ser credibilizado. A partir daí o que o Poder quer realmente é aumentar as taxas de juro, que conjuntamente com os cortes no investimento público consignados no OE 2006 vai dar mais um golpe de mestre no já de si tão abalado consumo das famílias, já de si gravemente endividadas, retirar daí dividentos e espoliar as propriedades hipotecadas a todos os que não possuam capacidades de sobreviver na selva. Com a chegada de Cavaco, a Crise, a verdadeira Crise começa agora!
A coisa até aqui tem sido uma brincadeira de garotos,,, (ou não tivesse Cavaco a fama de um profissional).

Sem comentários: