Pesquisar neste blogue

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Liberdade de Expressão

Opus Dei exige cortes no filme Código Da Vinci








Opus Dei vs Sony-Columbia

A “Opus Dei”, grupo ultra-conservador inserido na Igreja Católica, de que faz parte o Doutor (pela esconsa Universidade de Navarra) Ramalho Eanes primeiro mandatário nacional da candidatura do Sr. Silva a Presidente, exige que a produtora Sony-Columbia faça alterações no filme “O Código Da Vinci”, que tem a estreia mundial marcada para 17 de Maio, na abertura do Festival de Cinema de Cannes.
O filme, baseado no grande-sucesso-de-vendas homónimo de Dan Brown e com o norte americano Tom Hanks e a francesa Audrey Tatou como protagonistas, parte da premissa de que Jesus e Maria Madalena na realidade se casaram e tiveram filhos e que a Igreja Católica (ICAR) tem passado os últimos 2000 anos a tentar encobrir esses factos.
A Opus Dei, que conta com 85 mil membros a nivel mundial, e que no livro é apresentada como uma organização tendencialmente secreta e ansiosa por Poder, afirmou num comunicado divulgado na terça-feira em Roma que certas referências deveriam ser retiradas do filme, para que os sentimentos dos católicos não sejam feridos. As pressões são dirigidas directamente para a Sony, pois o filme está ainda em fase de pós-produção e poderia ainda ser alterado. O comunicado avança que “a novela oferece uma visão deturpada” da ICAR e que um gesto de boa vontade por parte dos responsáveis seria apreciado pelos católicos, “em especial nestes momentos em que todos percebem as dolorosas consequências da intolerância”, numa referência à polémica levantada pelos cartoons sobre Maomé publicados na imprensa ocidental. No entanto, não é adiantada a hipótese de ser pedido um boicote dos católicos a “O Código Da Vinci”, embora, segundo um elemento do gabinete de imprensa da Opus Dei em Roma, possam ser equacionadas outras medidas, se, após a estreia, se verificar que não foram efectuadas as modificações que a organização considera necessárias.

(sobre uma noticia do jornal Publico 16/2)

* Millennium BCP, Opus Dei e a formação de jornalistas tendo em vista a apropriação da opinião nos Media - Uma relação evidente anotada aqui, com origem no Clube de Jornalistas
* A Produtora criou um sitio para quem quiser criticar o filme "O Código daVinci":
www.thedavincichallenge.com

Sem comentários: