Pesquisar neste blogue

segunda-feira, março 13, 2006

a Fábrica


Segundo informação recolhida no Olissipo, bem andou o IPPAR na sua pretensão ao querer classificar urgentemente como património arquitectónico nacional o Palácio de Belém.Com efeito os danos susceptiveis de serem causados pelas nóveis clientelas do Palácio são bem reais e perigosas para as estruturas democráticas da área em si e das zonas envolventes.

Socorrendo-nos mais uma vez de René Magritte imaginemos as espécies piscicolas que se vão encarreirar esforçadamente para a salga – a metade exterior mundana e cruelmente nua na sua irrelevância jet-asséptica, a outra metade assumidamene carapau com fénico tecnocrático – ou seja, exactamente o oposto das sereias sonhadas nas nossas infâncias. Pese embora que, destas novas espécies sempre se possa, aqui e ali, ir aproveitando os rabos para fins não politicos.
----
Peixe estragado com destino ao mercado Import-Export:
Sócrates visitará Angola no próximo mês de Abril - seguindo o link, os comentários no AngoNoticias são elucidativos, como p/e este:
"O colonizador provoca e desenvolve a alienação cultural de uma parte da população, usando a chamada assimilação, ou criando uma abertura social entre as élites indigenas e as massas populares. Em consequência deste processo de dividir-se ou de aprofundar as divisões na sociedade acontece que uma parte consideravel da população, notavelmente a burguesia urbana e os camponeses ricos, assimilam a mentalidade dos colonizadores, chegam mesmo a considerar-se culturalmente superiores aos seus povos/compatriotas, ignorando e sistemáticamente dissolvendo os seus próprios valores culturais. O português cometeu atrocidades e limitou o nosso desenvolvimento. Mas nós Angolanos, liderados por uma élite (de "assimilados") mais extremista que os colonizadores, o que é que já alcançámos?"
Quem ler a "Nação Crioula" do José Eduardo Águalusa percebe isto.

Sem comentários: