Pesquisar neste blogue

quinta-feira, março 09, 2006

¿ Não se aprendeu nada com Berlusconi?

recordam-se daquela boca de Emidio Rangel quando disse que com a cadeia de TV de que então era director, poderia fabricar um Presidente?

Após uma década de Berlusconi precisa-se urgentemente de um salvador que possa pôr termo ao já longo declinio económico italiano. Com a “Operação Mãos Limpas”, que derrubou a classe politica e parte do sistema partidário dominante desde 1945, a democracia italiana atravessou um grande impeto de mudança, que começou com a chegada de sangue novo à classe politica: os velhos profissionais implicados até à medula na Corrupção desapareceram de cena e os que estavam limpos à direita, os neo-fascistas de Gianfranco Fini coligaram-se com o magnata da Comunicação Social Berlusconi chegando de forma relativamente fácil ao poder. Fora desta coligação, de um populismo desbragado, que pretendem fazer passar como Centro o sistema partidário continua, como é tradicional em Itália, bastante pulverizado. Ao fim destes dez anos os italianos tiveram uma década de erosão do Poder Judicial com Berlusconi a escapar-se por inúmeras vezes à Justiça invocando imunidade politica nos diversos processos em que foi acusado.

Com eleições marcadas para o dia 9 de Abril o clima pré-eleitoral roça o burlesco – Nanni Morett, um cineasta intelectual de esquerda, comanda o chamado “sobressalto cívico”, para o que contribuiu com a rodagem de “O Camaleão” (estreia a 24 de Março) uma caricatura do actual primeiro-ministro, com intrincados percalços na rodagem devido a diversas recusas de actores com medo de represálias. (um dos quais Michele Plácido, o comissário Cattani da série de televisão “o Polvo” desistiu do papel à última hora. De tal modo Berlusconi está acossado que à cerimónia inaugural dos Jogos Olimpicos de Inverno que recentemente tiveram lugar em Turim, e onde estiveram 30 Chefes de Estado, o Primeiro Ministro de Itália não esteve presente. A cidade está de há muito deprimida na medida em que depende práticamente das fábricas da FIAT que também de há muito estão em crise. Berlusconi, claro, safou-se de pisar terrenos adversos e de apanhar uma monumental vaia, senão algum ovo ou tomate podre nas fuças. Querem apostar que vem à investidura do Cavaco?

Se algumas analogias se podem retirar deste contexto, uma delas é a destruição do Sistema Judicial; ficando este inoperacional, os Crimes, sejam eles quais forem, (excepção feita aos praticados por ladrões de pé-descalço) deixam de constituir preocupação para a malta de colarinho branco e fatiotas Boss e Armani,,, E nós por cá? – como convém relembrar, ainda estamos na fase da,,,

Operação Mãos Porcas

novas de um dos autores do
golpe do Processo Casa Pia (2002), a mando do 1º Ministro Durão Barroso, Celeste Cardona então Ministra da Justiça pelo CDS e o PGR, em associação com Washington - que, em três penadas limparam o nome de Paulo Portas do Processo Moderna, saneou a vice-procuradora da PJ Maria José Morgado e procedeu ao assassinato politico da direcção do PS destruindo-lhe a credibilidade como Oposição Democrática. Daqui, até à presença de Barroso na Cimeira das Lages como estalajadeiro ao lado de Bush, foi um pulinho.



Recorde-se que entre a documentação do Processo Moderna se encontravam elementos que envolviam o depois ministro da Defesa Portas, à cabeça de uma task-force numa tentativa de tomada do Poder através de uma grande organização (Universidade) utilizando mediáticamente a manipulação de sondagens e outros meios.

"Estamos a criar todas as condições para uma recuperação da nossa economia, de forma sustentada e duradoura, que seja visivel já a partir do 2º semestre do próximo ano"
Durão Barroso, in Povo Livre em "Setembro 2002)

Estava inaugurado o estilo de governação made-in-usa baseado em mentiras. A institucionalização do método prossegue.

Seta Laranja











Com a tomada de posse do novo Presidente, e irremediavelmente comprometidos com o Eixo Atlântico, seria bom que o Regime assumisse um simbolo declaradamente objectivo na assunpção do país como Protectorado anglófono com raizes no liberalismo importado. Daí a nova (nova como quem diz - circa 1800 e picos) estrelinha a piscar no imaginário da constelação Neocon. Mais vale tarde, que nunca.
No acto de posse do Sr Silva, determina-se que a nova Bandeira seja "dependurada" em todas as repartições Públicas. Rápido!, antes que sejam todas privatizadas.

Sem comentários: