Pesquisar neste blogue

quinta-feira, maio 04, 2006

Brecht

"eu era filho de pessoas que tinham posses
os meus pais puseram-me um colarinho engomado ao redor do meu pescoço
e educaram-me para ser servido
e ensinaram-me a arte de dar ordens
olhei em meu redor,
não gostei das pessoas da minha classe
nem de dar ordens, muito menos de ser servido
e abandonei as pessoas da minha classe
para viver ao lado dos humildes "

Bertolt Brecht









respondendo a uma solicitação de tentar ligar meia-dúzia de palavras-chave que me enviaram com significados brechianos, não consegui encontrar nada melhor do que relacionar esses vocábulos com os títulos das obras de Brecht, ao mesmo tempo que se recapitula matéria dada há muito, muito tempo. Deu isto:

Alegrias - O Casamento do Pequeno Burguês
Dores - O Mendigo ou o Cão Morto ou Terror e Miséria no 3º Reich
Casos – a Vida de Galileu
Conselhos - Aquele que diz sim, aquele que diz não
Meninas - Lux in Tenebris ou A Ópera dos Três Vinténs
Mulheres - A Mãe Coragem e as Suas Filhas
Orgasmos - O Vôo sobre o Oceano ou Santa Joana dos Matadores
Ódios - O Senhor Puntila e o Seu Criado Matti
Domicílios - Baden-Baden .
Adeuses - a Lenda do Soldado Morto
Artes - Der Aufhaltsame Aufstieg des Arturo Ui
Professores - A Boa Alma de Sechuan
Prazeres - O que Mantém o Homem Vivo
Projectos - Berliner Ensemble
Inimigos - Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny ou A Expulsão do Diabo
Amigos - Baal
Cores - Estudos sobre Teatro
Meses – Ao Ponto a que Chegámos.
Elementos - Na Selva das Cidades ou Tambores na Noite
Divindades - os Analfabetos Politicos
Vidas - Aos que nascerem depois de nós
Mortes - O Círculo de Giz Caucasiano

Sem comentários: