Pesquisar neste blogue

sexta-feira, maio 12, 2006

Os Segredos do Poder

Após uma já extensa lista de escândalos e demissões,,,

















,,, um novo Watergate ameaça Bush (VIDEO,AQUI) após a inesperada renúncia do director Porter Goss da Agência Central de Inteligência (CIA) por implicação de um alto funcionário, Kyle Dusty Foggo, em mais um caso grave de corrupção. Um escándalo político que estala de novo em Washington com os críticos do governo de George W. Bush que agora têm mais munições para comparar este presidente com um dos seus antecessores, Richard Nixon, que foi obrigado a renunciar depois de ter caído em desgraça.O sucessor no cargo é o general proto-fascista Michael Hayden. (ler mais, aqui)

As Origens, os Meios e os Fins

Agentes dos Serviços Secretos norte-americanos fizeram desaparecer 55.000 páginas do Arquivo Nacional, que suportavam a memoria das operações clandestinas levadas a cabo pelos sucessivos governos yankees desde os anos 50. Mas podem ser mais. Porque os agentes da CIA e outros organismos de Inteligencia seguem cada día basculando a biblioteca principal da Administração Nacional de Arquivos e Registos (NARA), em busca de frases ou parágrafos que possam pôr em perigo a “segurança nacional”. E quando encontram o que crêem estar à procura, sacam a página completa. Os agentes já têem nome. Denominam-se securocrats, burocratas da segurança. E têm estado a trabalhar sigilosamente desde Outubro de 2001, quando irrompeu o terror derivado do ataque às Torres Gémeas e ao Pentágono. Objectivo: rever documentos desde a guerra de Coreia (anos 50) até aos mais recentemente desclassificados. E se Clinton desclassificou, o presidente Bush ordenou uma “operação de reclassificação”.Tudo decorria no maior dos segredos quando a noticia estalou e provocou protestos de congressistas e historiadores nas últimas semanas, após a nomeação do novo encarregado do Arquivo Nacional, Allen Weinstein.






Segundo a BBC, entre os crimes que jamais serão levados a Tribunal está o assassinato do General Schneider no Chile quando o ex-funcionário da Casa Branca Henry Kissinger, próximo visitante de Cavaco Silva a Portugal, despoletou a famigerada Operação Condor nos anos 70.


Os factos são também narrados no livro “A Casa Branca contra Salvador Allende” de autoria da jornalista chilena Patricia Verdugo, de que o jornal “El Mundo” publicou recentemente uma recensão. Entre nós o livro teve lançamento, em Novembro passado, na Fnac com a presença da autora.

Sem comentários: