Pesquisar neste blogue

quinta-feira, junho 08, 2006

O Mercado explicado aos Otários

(Titulo do post e foto surripiados do Dragoscópio)

Cuidado!, tenham medo - os Contra o Império, Atacam!!

Método deste projecto: Montagem Literária. Não é necessário dizer nada. Meramente e apenas mostrar as coisas"
Walter Benjamin










Caution
- Recomendamos vivamente a leitura preventiva de Henry Louis Mencken, antes de ler o conteudo deste post

Assanhados pelas reacções provocadas na parte dos cerebelos que lhes comandam os instintos primitivos, os circulos neoconservadores exorcisam os seus Medos (popularmente conhecidos por cagunfa ou miáufa) na heróica missa recitativa de alguns clássicos, datados da época em que se vendiam em fasciculos. Alexis de Tocqueville e "Da Democracia na América" (1835) é um deles. Apontado como "o melhor livro alguma vez escrito sobre a Democracia e o melhor livro alguma vez escrito sobre a América" dizem dele "oferecer-nos um retrato lúcido e minucioso, cada vez mais intemporal, da democracia americana de meados do século XIX, analisando, entre muitos outros aspectos, o homem democrático, as suas tendências e paixões, a sua complexa relação com a liberdade e a igualdade, ou o papel determinante da religião na democracia americana". Mas, QUEM DIZ ISSO? quando esse mundo já não existe?!
Ora este livro, editado entre nós integralmente apenas em 2002 pela "Editora Princípia" foi financiado pela "Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento" e o prefácio, onde se sublinha a importância deste tipo de pensamento politico, foi escrito por João Carlos Espada, hoje alcandorado a insigne Conselheiro do Estado de Cavaco Silva.
Que relação terá isto então com a actual realidade? - Karl Marx, sensivelmente na mesma época já fazia notar que "as teorias filosóficas, (já então), tinham a mesma relação com a realidade que a masturbação tinha com o sexo" (in "A Ideologia Alemã"), justamente para fazer realçar a simples constatação de ser a Economia que comandava e pré-determinava todos os restantes condicionamentos da vida humana. Ainda assim é. E a Economia, sim, é uma Ciência, lembram-se?
Que andam a fazer os nomes sonantes dos conselheiros de Estado aqui e agora, quando publicitam este tipo de inanidades para consumo dos aficcionados crentes?

Em concreto, tratam da vidinha, aliados aos interesses estrangeiros, colaborando com as Multinacionais que subjugam a independência nacional. Nem mais, o Estado português está sequestrado.
Quando Bush, Blair e Aznar chegaram ao aeroporto das Lajes sabiam muito bem para onde se dirigiam. Basta reler a história do Estado Português desde os tempos de Kissinger (recente visita de Cavaco) e do "Irangate".

Nomes sonantes à porta de Consultores que se dão ao luxo de nem constarem nas listas telefónicas:


Outro guru dos neocons, um tal Moreira que é prof católico de Ética e Humanismo na Gestão de Empresas,,, num livrito subsidiados pela Associação Industrial Portuense (!)
,,, vai mais longe e aconselha calma e a velha receira de submissão cristã àqueles que têm a barriga vazia (na paz podre dos explorados) - que esperem!, porque desta é que vem aí a Ética na Honradez Empresarial, quando a horda de beatos ferrenhos tiverem abocanhado a suficiente margem de manipulação da riqueza nacional. E a maior riqueza nacional conhecida é, já os conhecemos de gingeira,,, a plena liberdade para poder explorar o próximo. Como sempre.
O que é certo é que esta gente, sob uma capa pretensamente tecnocrata empresarial séria (!), se conseguiu alcandorar ao Poder. E de lá cantam de galo. Se querem um conselho, não os ouçam - tratem antes tambem da vidinha por forma a não se deixarem enganar.

Sem comentários: