Pesquisar neste blogue

quinta-feira, julho 13, 2006

Timor: é só o começo

o professor Boaventura Sousa Santos escreve sobre Timor,,, no Brasil (!) porque aparentemente não existe espaço para certos sectores de opinião em Portugal:
"A interferência da Austrália na fabricação da crise timorense está cada vez mais clara: documentos de política estratégica australiana de 2002 revelam a importância de Timor Leste para a consolidação da posição regional australiana, tanto no plano econômico como militar". Ler restante artigo, aqui, cuja conclusão é esta: "Timor não é o Haiti dos australianos, mas, se o vier a ser, a culpa não será dos timorenses. Uma coisa parece certa, Timor é a primeira vítima da nova guerra fria, apenas emergente, entre os EUA e a China. O sofrimento vai continuar"

enquanto Pilatos lava as mãos:
"a ONU adverte para a escassez de fundos para assistência humanitária"
coisa que só conseguimos ler em espanhol, aqui: www.un.org/spanish/news


e o vélhinho semanário anti-fascista "Noticias da Amadora" publica um artigo de Alexandre Vale com o corajoso titulo de "O Golpe do Petróleo", que pode ser lido aqui; de onde se destaca logo no inicio:
"Embora sem o figurino e consequências da invasão de Timor-Leste pelas tropas da Indonésia, em 1975, o conflito desencadeado a partir do início do ano ocorre sobre o mesmo pano de fundo. Um diferendo que se mantém em aberto há cerca de 40 anos. O "perigo comunista" foi evocado em 1975 para que a invasão da Indonésia fosse avalizada pelo presidente norte-americano, Gerald Ford, e por Henry Kissinger. Mas o que estava em causa era a resolução do acordo firmado em 1972, que apenas obrigava a Austrália e a Indonésia. O governo colonial português auto-excluiu-se do processo de delimitação das fronteiras permanentes marítimas, deixando em aberto o Timor Gap".
No entanto é util que assinem o jornal, se pretendem informação isenta,,, por 1,66 euros mensais (20 euros por ano) recebe-o em sua casa. Pode-se proceder à assinatura preenchendo este formulário aqui:
http://www.noticiasdaamadora.com.pt/na/pags/assinaturas.htm

Sem comentários: