Pesquisar neste blogue

quarta-feira, agosto 23, 2006

SNS, gratuito mas pago

"A ideia peregrina de que a saúde é um bem como qualquer outro e quem a quer terá de pagar por ela é uma ideia retrógada e anti-social, que penaliza os mais doentes e exclui dos cuidados de saúde os cidadãos de mais débeis recursos"
Octávio Teixeira, DN 14 de Agosto

já é assim, mas vai ser pior

* Bagão Felix, no Semanário Económico: "O sistema de Saúde deve passar por uma revisão muito grande na sua forma de financiamento. E alguma coisa vai mudando. A Constituição diz que o Serviço Nacional de Saúde é tendencialmente gratuito e hoje em dia já podemos dizer que é tendencialmente pago" - compreendemos: é gratuito pago.
Por alguma razão os grandes investimentos dos grupos bancários de momento são no sector da Saúde privada.


Uma das razões porque a Lei da Interrupção Voluntária da Gravidez ainda não foi aprovada,legitimada pela maioria absoluta existente no Parlamento, sem passar antes pelo crivo folclórico do "referendo", será decerto porque as obras das clinicas privadas a cujos serviços preferencialmente as clientes irão recorrer, ainda não estão concluidas. Uma representante de uma dessas clinicas, espanholas onde se pratica o aborto, afirmava então, muito antes de Sócrates ter sido eleito:


"Um administrador de hospital deve estar sempre a pensar: "por causa das minhas jantes de liga leve quantas análises a velhinhos não foram feitas?"
Ferreira Fernandes, CM 21/8

Sem comentários: