Pesquisar neste blogue

quinta-feira, novembro 16, 2006

introdução ao doce charme da Subtileza feminina na Politica

o Lucro não é Crime
Manuela Ferreira Leite



o crescimento desmesurado da abastança como sinal de uma revisitação neo-fascista que não tem limites para o gozo

fotograma de "Amarcord" de Fellini

Marguerite Yourcenar disse sobre as “Memórias de Adriano”: senti “impossibilidade também de tomar como personagem central uma figura feminina, de dar, por exemplo, como eixo à minha narrativa Plotina em vez de Adriano. A vida das mulheres é limitada de mais ou excessivamente secreta.
Que uma mulher se conte, e a primeira censura que lhe será feita é a de deixar de ser mulher. Já é bastante difícil pôr qualquer verdade na boca de um homem”; quanto mais agora, quando é moda as mulheres irromperem irremediavelmente pelos espaços executivos da governança, não numa perpectiva de emancipação social generalizada de cidadania, mas apenas como a continuação da dominação masculina por outros meios.

Hoje tenta-se que a economia seja despolitizada e a politica remetida para um nicho de mercado restrito; para encobrir o marketing do consumismo, de que a Politica é também ela objecto – ou seja, ela é equiparada à compra e venda de outras emoções no âmbito da sexualidade, da indústria religiosa ou da kultura “artística” de lazer
.

Sem comentários: