Pesquisar neste blogue

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Corrupção

o Partido Socialista não aceita, em definitivo, a aprovação da lei que criminaliza o enriquecimento ilícito nem a criação de uma Alta Autoridade para Corrupção, e Cravinho, aos 70 anos, é deportado para um género de exílio sabático,,,

João Cravinho parecia representar no nosso país um papel importante na Corrupção, até porque desde 1999, a sua actividade se enquadrava no âmbito do programa internacional Greco (Grupo de Estados contra a Corrupção) a cujo cumprimento Portugal se obrigou. A propósito? – onde param as responsabilidades no escândalo da Junta Autónoma das Estradas despoletado quando Cravinho foi ministro das Obras Públicas, que levou à sua demissão e à extinção da JAE? – alguém foi criminalmente punido? Ou sequer indiciado?

(reality-foto caçada daqui)

James Petras,
A construção do império econômico e a centralidade da corrupção

"Na medida em que a construção do império econômico se torna decisiva para a viabilização de toda a economia dos EUA, intensifica-se a concorrência com a Europa e com a Ásia por taxas de investimento mais lucrativas e por recursos econômicos. Devido à crescente concorrência e à importância crucial dos lucros obtidos no estrangeiro, a corrupção corporativa tornou-se um fator decisivo na hora de determinar que multinacionais e que bancos dos centros imperiais irão ficar com as empresas, os recursos e as posições financeiras que geram os maiores lucros.

A centralidade da corrupção na expansão imperial e na garantia das posições de privilégio no mercado mundial exemplifica a importância crescente das políticas, em particular das relações inter-estatais, na nova divisão imperial do mundo. A chamada globalização não passa de um eufemismo da crescente importância das intenções dos impérios concorrentes para conduzir uma nova divisão do mundo. A corrupção de governantes estrangeiros é o elemento central na garantia de um acesso privilegiado a recursos, mercados e empresas lucrativas".
Compreendem a posição dos dirigentes do Partido "Socialista"? - ninguém é obrigado por lei a explicar ao fisco de onde vem o dinheiro para moradias ou carros de luxo.
(ler mais)
tudo legal
a questão, se houvesse estatisticas, seria esta: por cada um que Não aceita, quantos aceitam? arrisca-se:1 a 3 por cento?
.

Sem comentários: