Pesquisar neste blogue

sexta-feira, março 16, 2007

Neoliberalismo

as pessoas escravizadas e alienadas degradam-se,
mas o património livre e anárquico fluoresce

Parece haver um mistério dificil de decifrar: Por que é que a Riqueza cria Pobreza no mundo? Antes de procurar encontrar explicação para esta questão há outro “mistério” que devemos explicar: ¿Como é possivel, se as Corporações têm realizado investimentos, a ajuda estrangeira e os empréstimos internacionais aos paises pobres se têm implementado de forma extraordinária por todo o mundo na última metade de século – como é possivel que mesmo assim se tenha gerado tanta pobreza? O número de pessoas vivendo em situação de pobreza cresce a uma percentagem bastante mais rápida do que a população mundial. Que conclusão devemos tirar deste facto?

A população mundial cresce a um ritmo tão estonteante que os que chegam de novo à situação de se fazerem à vida enchem um jumbo com 400 passageiros a cada três minutos que passam. Apesar das pressões associadas ao crescimento populacional contínuo, as Nações Unidas prevêm que os números aumentarão dos 6,1 biliões em 2000 para 9,3 biliões em 2050. Mais preocupante ainda, todas as 3,2 biliões de pessoas adicionais estarão nos países em vias desenvolvimento. Considerando a análise no livro de Lester Brown "Eco-Economia", há motivos para duvidar que isso de facto venha a ocorrer assim. A tendência é para que se verifiquem cada vez mais fluxos migratórios em condições cada vez mais dramáticas. A resposta para inverter este estado de coisas só pode passar por economias participativas a implementar localmente.
A grande mistificação relativamente à charlatanice pseudo ecológica do caixeiro viajante de Bush que dá pelo nome de Al Gore - é tentar fazerem-nos acreditar que se pode "consertar", digamos assim, o actual estado de coisas no mundo sem mexer, ou sequer beliscar as estruturas básicas do capitalismo e os interesses de classe (as burguesias multinacionais) que lhe são subjacentes.

Eco-Economia: Construindo uma Economia para a Terra
leituras recomendadas:
* livro "Eco-Economia" com especial incidência para o capitulo III - Como Chegar Lá?
10 - Reduzir Fertilidade para Estabilizar Populações
11 - Ferramentas para a Reestruturação da Economia
12 - Acelerando a Transição
* ZMag - "Economia Participativa"
* ZNet - Parecon - "Comunidades Populares Empenhadas na Mudança Social"

Sem comentários: