Pesquisar neste blogue

sexta-feira, março 23, 2007

No grande filme de terror que os neocons têm em rodagem, para a humanidade estão reservados mihões de papéis de figurantes. Nós portugeses, não por acaso, mas por indiferença crónica, já estamos habituados,,, por via de trezentos anos de vassalagem ao liberalismo anglo-saxónico (a guerra com mais sucesso é aquela em que não é preciso combater o inimigo); contudo, na actualização em curso para a americanização do país, seria exigivel aos actuais (e próximos) executivos um minimo de decência quando fazem copy&past do neoconismo.

a Policia de Segurança Pública ao serviço das causas fraudulentas dos patrões

O Engenheiro Luís Moreira, presidente do conselho de administração da Pereira da Costa, SA, chamou «terroristas» aos trabalhadores da empresa, em declarações que prestou aos jornalistas. Para ele são terroristas os trabalhadores que ilegalmente despediu e que o tribunal mandou reintegrar. Por isso, reiteradamente, ignorou a decisão judicial.
Nos dias 7 a 9 e 12 e 13 de Março, um oficial de justiça, acompanhado de forte aparato policial, esteve na Pereira da Costa na Venda Nova, para cumprir uma providência cautelar, tendo então carregado violentamente sobre os cerca de 90 trabalhadores que montavam guarda à porta das instalações. Este recurso do conselho de administração da empresa está, segundo os representantes dos trabalhadores, fundamentado em mentiras e calúnias, a que o Tribunal Judicial da Amadora deu provimento. «As mentiras e ilegalidades cometidas pelo conselho de administração tiveram acolhimento do Tribunal da Amadora e no governo PS ao autorizar a carga policial contra os trabalhadores», afirma o Sindicato dos Trabalhadores da Construção, Madeiras, Mármores e Cortiças do Sul, que no passado dia 19 de Março recorreu da decisão para «repor a verdade dos factos e simultaneamente responsabilizar os seus mentores no plano moral e criminal». (ler o artigo completo, aqui)

Na gelada gestão capitalista neoconservadora actual, o operário é um objecto (um meio) de produção como outro qualquer, classificável na sociedade de consumo,

O Sistema dos Objectos

“O consumo é o modo activo da relação, o modo de actividade sistemática e uma resposta global sobre a qual se funde o nosso sistema cultural. Consumo é a organização das substâncias, imagens e mensagens com matéria significante. A partir de um signo tece-se uma classificação e hierarquização que promove diferenças socio-culturais entre consumidores. À semelhança de uma fauna ou de uma flora, a imensa vegetação de objectos é classificável”
Jean Baudrillard

relacionado:
* "A Exclusão do Imperfeito"
.

Sem comentários: