Pesquisar neste blogue

quarta-feira, abril 04, 2007

speedy mexican Gonzalez

Um novo escândalo está a abalar a América do Norte: a demissão pela administração Bush de oito procuradores públicos federais tendo como motivo próximo o facto destes juízes se recusarem a prescindir de convocar Karl Rowe a prestar depoimento em tribunal, num processo remanescente ainda do caso que envolveu Rove, o "consiglieri" da Casa Branca tido como “os miolos de Bush”, nas falsas declarações prestadas aquando de um outro escândalo: o da agente da CIA Valerie Plame envolvida na fraude que criou perante as opiniões públicas a falsa suspeição das “armas de destruição macissa” que estiveram na base de decisão para a invasão do Iraque.

Toda a gente sabe, desde Berlusconi, (que se converteu à politica para não ir preso) que as máfias neocon têm como principal objectivo o assalto final ao poder Judicial moldando os funcionários aos interesses políticos mais escancarados dos Executivos.

O caso tem como origem o tex-mex Alberto Gonzalez, durante muitos anos o grande tarefeiro do imperialismo nos países da América Latina, presentemente secretário de Estado da Justiça dos EUA; que Bush ambiciona(va) que viesse a ser o primeiro juiz latino no Supremo Tribunal.
Bush, pela interposta pessoa de Gonzalez, pretendia que os Juizes recusassem aos seus funcionários autorização para notificar Karl Rove, o principal assessor político do Presidente, a fim de depôr sob juramento no Congresso. A controvérsia aprofunda a actual “batalha” constitucional entre o Executivo e o Congresso. As Comissões da Câmara e do Senado autorizaram a intimação judicial. Não tardou muito, o pistoleiro Gonzalez despediu literalmente os Procuradores Judiciais envolvidos nos processos de notificação.
(fonte: BBC)
.

Sem comentários: