Pesquisar neste blogue

domingo, novembro 25, 2007

A Tirania da Comunicação

Pacheco Pereira, uma personagem dúbia que hoje é olhado de soslaio no seu próprio partido, ideologicamente despromovido, talvez quem sabe como "esquerdista", queixou-se recentemente de uma crise de audiências no seu blogue Abrupto, que estaria a ser sonegado do seu direito natural, por messianismo mediático, de liderar os topes das audiências na blogosfera em virtude da proliferação de sitios de gajas nuas. Talvez seja chegada a hora do Pacheco tirar uma mama de fora em relação à sua posição sobre a invasão do Iraque.
William Randolph Hearst, o magnata da imprensa que serviu do modelo à lendária personagem do Cidadão Kane, de Orson Welles, dizia aos jornalistas seus empregados: “Não aceitem jamais que a verdade os prive de uma boa história”. Vai por mim, saca da mama Pacheco, ou põe-te em cuecas, mexe-te, faz qualquer coisa, e vais ver as audiências dispararem.

Pacheco, a baixa de audiências e o desejo do regresso imediato das tropas

Pilar Pacheco, uma garbosa soldado espanhola a prestar serviço de cariz militar na invasão do Afeganistão, ao posar praticamente nua na capa da revista Interview esgotou num ápice a edição. Numa acção de angariação de fundos similar, a americana Michelle Manhart quando se descascou na capa da Playboy foi despromovida e passou de sargento a soldado. Que não persistam dúvidas: o imperialismo armado já anda de ceroulas.

mas, extrapolando das pequenas tricas da prostituição mediática individual, o negócio é outro:

* As assessorias privadas e o seu papel nos golpes de Estado
* Tráfico de Armas, Dinheiro e Poder

* Blackwater: Para quando o fim da impunidade?
* Uma empresa de mercenários australianos matou civis no Iraque.
* A companhia de segurança DynCorps cobra aos repórteres 150 euros por noite por um lugar numa tenda no Darfur.
* Mercenários: a companhia britânica Erinys também é acusada de crimes no Iraque.
* a Aegis, que propicia segurança a empresas como a Siemens, Fluor, BBC, e as ameaças à população: se te aproximas ficas sem cabeça.
* Tim Spicer, um playboy que ganha 28 milhões de euros por ano
* Simon Mann, o homem por trás da liquidação da Unita quando esta resolveu atentar contra a indústria petrolifera no Soyo
* O filho de Margareth Tatcher e o frustado golpe de Estado na Guiné Equatorial em 2004
* A News Corporation, a gigante de desinformação do magnata Ruppert Murdoch, conta com José Maria Aznar entre os seus consultores

(os links reportam-se integralmente a trabalhos do jornalista argentino Hernán Zin que tem viajado pelos lugares más violentos do mundo e recolhido o horror da guerra através dos testemunhos das suas vítimas. As reportagens estão publicadas no site 20Minutos.es)
.

Sem comentários: