Pesquisar neste blogue

sábado, dezembro 08, 2007

Terroristas da Al-Cia destruiram fitas gravadas dos interrogatórios efectuados a suspeitos de terrorismo da Al-Qaeda nos centros de detenção ilegais que continuam a proliferar pelo mundo, ao arrepio da mínima noção de direito internacional.

Havia o receio que as gravações pudessem vir a ser utilizadas como prova de actos criminosos, nos métodos utilizados que atentam contra os direitos humanos - o que culminaria na prisão e julgamento dos agentes da Al-Cia. A denúncia foi feita no NYT por Thomas H. Kean e Lee H. Hamilton, os mesmos investigadores que em 2004 contestaram as conclusões do relatório oficial sobre o 11/9 - com base no programa de acção da Al-Cia, anterior à demolição do WTC em New York, denominado "Able Danger" que fundou oficialmente a rede Al-Qaeda - facto que foi deliberadamente ocultado no referido relatório.
(ora vamos lá conferir com a noticia do jornal)
(e que a Amnistia Internacional ao assunto disse nada)
actualização:
* O procurador geral Michael Mukasey apela para um inquérito. O senador Edward Kennedy diz "já não víamos nada disto desde que Richard Nixon destruiu os 18 minutos e meio de gravações para encobrir o escândalo de Watergate". Até o senador John D. Rockefeller 4th (!) quer saber as razões porque foram destruidas as fitas. Finalmente, impeachement de bush à vista?
.

Sem comentários: