Pesquisar neste blogue

terça-feira, março 25, 2008

É a Economia de guerra, estúpido! (II)

Clips politico-económicos que zurram por si próprios

Na mesma linha do artigo do Pacheco, disposto a apedrejar "a turba" anti-guerra, dar ouvidos aos pregadores encartados da politica corporativa é o mesmo que ouvir conselheiros económicos opinar sobre a bolsa de valores. Está tudo bem. “Não há qualquer chance de haver uma recessão, nem sequer uma crise que afecte metade dos valores; há uma pequena hipótese de 50/50 por cento de haver uma pequena crise; o panorama de recessão deixar-nos-á de vez a partir de 2009”. Este tipo de negócio sem sentido tem vindo a ser vendido ao público desde que estalou a crise em Agosto do ano passado. Aqui está um exemplo da insanidade que os reportórios oficiais oferecem. Ouça-se o que disse Jim Cramer há apenas uma semana. Estamos a olhar para o mais popular formador de opinião nos EUA, que aparece diariamente num programa de televisão de grande audiência e é autor de dois best-sellers sobre Economia. Passados 4 dias desta aparição e do espectáculo (ilegal) da manipulação de valores que só podem ser considerados como produzidos de má fé, o Bear Sterns desabou (com 1,5 biliões de prejuizos este ano a somar aos 1,1 biliões do ano passado) aprofundando o pânico. A crise saltou definitivamente o muro da rua de Wall Street para se passear pelas avenidas de todo o mundo; enquanto a Merril Linch, a UBS, a Morgan Stanley e o Citygroup anunciam novas perdas.

A maioria da opinião dos analistas coincide em que o pior está para chegar. Num relatório recente a Morgan Stanley prevê que as dificuldades se intensificarão para a banca europeia conseguir obter crédito no futuro. O preço pago pelas acções do Bear Sterns, o 5º banco de investimentos nos EUA, significa que o banco vale menos que zero. Só a sua séde na MadisonAvenue está avaliada em 1.200 milhões de dólares, porém a JPMorgan concordou em pagar apenas 240 milhões – isto significa que as previsões apontam para uma grande desvalorização dos activos no imobiliário.
Nouriel Roubini, um dos gurus mais prestigiados neste momento nos EUA, opinou numa entrevista que a única forma de impedir que outras entidades financeiras vão à falência é a sua nacionalização, uma medida que pressupõe um gasto entre 7 a 20 por cento do PIB norte-americano.

“As desvalorizações de activos que os bancos centrais nos EUA e na Europa se viram de novo obrigados a repor supera os 200 mil milhões de dólares. Mas ninguém conhece ao certo os valores que se estão a evaporar. Experimentados economistas afirmam que superam um bilião de dólares: (1.000.000.000.000 USD). Como puderam os bancos centrais e o FED permitir a montagem de dívidas de valores tão irracionais?
(ler mais em: “O Triplo Pecado da Grande Banca Privada” por Eric Toussaint e Damien Millet)

Uma gota de água se atendermos que os activos da maior família que controla a banca mundial, os judeus Rothschilds, valem cerca de 100 triliões. (entre eles as maiores empresas financeiras cujos nomes têm estado na berlinda). Os Rockefellers possuem activos no valor de 10 triliões


clique na imagem para ampliar

Sem comentários: