Pesquisar neste blogue

quinta-feira, abril 03, 2008

Privatizar a Segurança, ampliar a área de negócios

1. Contacte um membro local do FBI na sua área (ou nas sucursais no estrangeiro, onde já houver franchisings) e "ajude a proteger as estruturas da nossa Nação hoje mesmo". "Está aqui uma mochila suspeita, podem mandar com urgência um grupo especial de segurança?" - sorry, número errado, daqui é do INEM".

Foi aqui que o nosso ministro das Polícias foi buscar a inspiração para a hipótese de "intervenção de forças especiais militarizadas no espaço público em situações excepcionais". Esta gente não inventa nada, são como os vendedores de automóveis, já compram tudo feito. É só importar para as filiais e, a seu tempo, privatizar.

“Eles têm permissão para atirar a matar, caso se verifiquem condições que aconselhem declarar a lei marcial”. E o negócio foi adjudicado pelo FBI a empresas privadas. Hoje em dia nos EUA mais de 23 mil empregados de empresas privadas de segurança trabalham de forma rotineira com o Departamento de Segurança Interna (Homeland Security). Este número está em rápida ascenção, principalmente em grupos como o InfraGard, que recebem avisos secretos sobre “atentados terroristas” antes de serem conhecidos pelo público em geral; e pelo menos numa ocasião, antes dos oficiais das policias (os velhos métodos das policias estão ultrapassados). Um executivo, que exibe o cartão da InfraGard gaba-se de estar autorizado a matar em casos excepcionais: “Eles comunicam-nos quando e onde – sem “ses” nem condicionalismos – nem sabemos se a lei de excepção é declarada ou não. É da nossa responsabilidade proteger determinada parte da infraestrutura que nos é cometida, e se tivermos de usar a força letal para o fazer, não poderemos ser responsabilizados judicialmente pela legislação comum”. (Fonte)
Science Est Potentia

2. De acordo com o Washington Post, nos EUA, dúzias de “Fusion Centers” foram formados depois do 11/9 com acesso a dados pessoais de milhões de cidadãos, incluindo listas das operadoras de telefones, apólices de seguros, licenças de condução, fotografias e relatórios bancários de crédito. Como diria o nosso D. Sebastião pela voz do Regente e tutor: “com os prejuizos resultantes da pirataria holandesa e com o cada vez mais numeroso pessoal desta Corte, (mais por este motivo que aquele) não se encontra contrapartida nas receitas públicas”. Um único departamento centralizado pela CIA sistematiza dados top-secret, não estando bem esclarecido que tipo de informações é ali gerida. De 2004 a 2007, esta instância hierarquicamente no topo da União e as filiais junto aos Governos federais receberam 380 milhões do Departamento da Segurança Interna, e ainda, sem custos directos, podem requisitar localmente serviços de apoio a todas as outras forças da ordem. Em casos especiais estes Centros ficam a depender directamente do Comando para a América do Norte do Pentágono “em operações que envolvam segurança interna”.

* Obra de referência: "Beyond Fear: Thinking Sensibly About Security"
* e por favor, parem com as mentiras! - se só tivéssemos "uma única policia eficaz, estaríamos seguros, felizes e continuaríamos livres"
.

Sem comentários: