Pesquisar neste blogue

sexta-feira, maio 02, 2008

o 1º de Maio no coração do Império

a Falência, ou a Revolução



keep falling baby

EUA. Segundo o Los Angeles Times já desapareceram até agora 6 triliões de dólares do valor do parque habitacional nos Estados Unidos – significa que cada proprietário norte-americano que comprou casa recorrendo ao crédito perdeu de facto em média 85.000 dólares em relação ao valor pelo qual tinha adquirido a habitação.(ler aqui)

Europa. Como os bancos tinham previsto desde que eclodiu a crise do crédito os preços das casas na Grã Bretanha atingiram o maior declínio desde 1996, na medida em que a economia piora cada vez mais em virtude da crise financeira global. O preço médio da habitação caiu, pelo sexto mês consecutivo, e por último 1,8 por cento em Abril. O custo médio por fogo é agora de 178.555 Libras, quando há um ano era de 180.314. De acordo com estimativas das entidades bancárias prevê-se que os preços no mercado imobiliário venham a cair cerca de 45 por cento até 2010. Os especuladores estão atentos, mantendo-se à coca até que os que precisam de vender a casa para suprir o valor das dívidas contraídas, já tenham perdido a camisa que trazem vestida.
Entretanto criam-se novas bolhas, como por exemplo nos países bálticos, onde os preços dispararam este último ano de 61,2 por cento; no ano anterior tinham subido 44,8 por cento. (ler aqui)

Global. Plano do Tesouro americano blinda especuladores de Wall Street. Regulamentação para proteger os ricos, desregulamentação para prejudicar os pobres:
O Secretário do Tesouro dos EUA Henry Paulson apresentou no dia 31 de março, um amplo plano para revisar todo o sistema de regulamentação financeira dos Estados Unidos. A proposta, ao mesmo tempo que expande os poderes para a solução de problemas da diretoria do Federal Reserve diante dos mercados e instituições financeiras, na verdade, aumenta o controle federal sobre os investimentos em Wall Street, e deixa virtualmente não-regulados os vastos mercados secundários. (ler mais)

Sem comentários: