Pesquisar neste blogue

quinta-feira, julho 10, 2008

globalização

Uma mirada no Horror

“Não foi divulgado o seu nome. Apenas que tinha 12 meses, que a sua mãe era nigeriana e que se encontra em estado muito grave, desnutrida e com queimaduras na pele provocadas pelo combustível quando se mistura com a água salgada. É o único bebé que sobreviveu a seis dias de inferno no mar, a caminho do paraíso. A barcaça, que transportava 10 crianças e 38 adultos a bordo, partiu sexta feira passada da costa africana. Porém o motor falhou. O GPS também. No domingo acabou-se a água e a comida. Outras quatro crianças, de menos de quatro anos, morreram no alto mar, nos braços das suas mães, e foram despejados borda fora junto com os cadáveres de outros seis adultos. Na quarta feira chegou a salvação para os restantes: um iate de recreio cruzou-se com a barcaça e deu a voz de alarme”.

(ler mais por Ignacio Escolar - director do jornal espanhol El Público – que mantém um blogue pessoal com comentários abertos e sem censura)

o Museu Maritimo de Barcelona expõe duas "pateras", que vão sobrando para memória futura, das centenas que vão dando à costa, na trágica epopeia moderna dos refugiados económicos que é devolvida aos europeus na ressaca das "descobertas" que proporcionaram as desigualdades construidas pelo saque e desenvolvimento desigual

Sem comentários: