Pesquisar neste blogue

sábado, agosto 30, 2008

Tskhinvali, a semi destruida capital da Ossétia do Sul acolheu na passada semana um concerto de música clássica em memória das vítimas provocadas pelo ataque das tropas da Geórgia. (Um video no you-tube mostra os tanques da Geórgia e as ordens para atacar a cidade: "incendeiem as casas!)"
Valery Gergiev, maestro principal da Orquestra Sinfónica de Londres e director artistico do Teatro Mariinski em São Peterburgo conduziu vários excertos de sinfonias de Tchaikovsky e a famosa partitura “Invasão” da 6ª Sinfonia de Shostakovich. O concerto teve lugar nas ruínas do edificio do Parlamento, destruído pelos bombardeamentos. A abrir a performance Gergiev dirigiu-se à assistência: “Queremos que toda a gente no mundo saiba a verdade sobre os terríveis acontecimentos que se passaram em Tskhinvali. Foi um inqualificavel acto de agressão perpretado pelo exército da Geórgia. Isto não é ainda uma história conhecida pelo mundo inteiro, mas tenho a certeza que a verdade acabará por vir ao de cima” e acrescentou: “Se isto não fosse travado pelo exército Russo teria havido muitas mais atrocidades e vítimas. Como natural da Ossétia estou imensamente grato ao meu grande país que é a Rússia por esta ajuda. E espero que tenhamos paz neste lugar durante as muitas décadas que estão para vir”
Os videos gravados do Concerto, onde constam estas palavras, valem bem a pena serem vistos no sitio internet Russia.Today , além do mais porque a música é empolgante.
1ª Parte
www.russiatoday.com/29339/video
2ª Parte
www.russiatoday.com/29341/video

.

Sem comentários: