Pesquisar neste blogue

segunda-feira, setembro 01, 2008

Apresentou-se hoje no Festival de Veneza o filme “A Terra dos Homens Vermelhos” ("La Terra degli Uomini Rossi"; titulo para o mercado internacional "Birdwatchers”), uma produção argentina realizada pelo ítalo-argentino Marco Bechis. (ver trailer aqui). Uma obra de forte denúncia, na mesma sequência da exposição de Sebastião Salgado sobre o desmatamento no Estado de Roraima, a película trata de dar a palavra aos índios, num momento em que aumenta cada vez mais a pressão para demarcar e desanexar territórios aos indígenas no Brasil (fruto do acordo Lula-Bush em 2004 para aumentar a produção de biocombustíveis, o qual é aproveitado de forma gananciosa pelos plantadores de soja e cana de açucar, que gozam de imunidade e da protecção das autoridades e da policia). O homem branco é o terratenente e os indígenas lutam pela sobrevivência, contra a extinção. Ademilson Concianza Verga, um dos actores guaranís presentes disse "já não há animais, não há árvores, não há caça, não há nada que pescar”.

Durante a conferência de apresentação de "Birdwatchers" outra actriz indígena de etnia guarani, Eliane Juca da Silva, comoveu a assistência: “"Vocês estão olhando para mim e eu estou olhando para vocês. Nós também temos uma cultura, uma língua, uma forma de vida. E tudo isso está sendo destruído (…) estamos muito tristes porque as nossas crianças estão a morrer. Não somos “índios”, somos pessoas que amamos, trabalhamos, rimo-nos, sofremos, tal como vocês. E isso tortura-nos porque, cortadas por cada vez mais estradas, as nossas florestas que são o suporte do nosso modo de vida tradicional estão a desaparecer”. Também neste caso, daqueles que se opõem à velha conquista do homem branco na América Latina, “existem muitos desaparecidos, e não só no tempo das ditaduras” concluiu o realizador, autor de outra obra de 1999, “Garage Olimpo”, película onde denuncia as torturas e assassinatos massivos perpretados durante o regime militar na Argentina.

o capataz do branco, o arame farpado e a indígena

aditamento (4 Setembro):
a oportunidade de Birdwatcher resulta de que ao mesmo tempo que se estreia a pelicula, a luta conhece desenvolvimentos significativos no terreno - Reservas indigenas brasileiras: apenas 12% do território e mesmo assim prossegue a tendência para a expulsão; James Anaya, um especialista da ONU denuncia discriminação
.

Sem comentários: