Pesquisar neste blogue

quinta-feira, dezembro 18, 2008

todos para a rua!

Grécia - um grupo de jovens interrompeu ontem o primeiro noticiário da tarde da cadeia de televisão pública NET quando discursava em directo o primeiro ministro que-já-havia-de-ter-sido-corrido Karamanlis. Os jovens apareceram nos pequenos ecrans de todo o país exibindo uma faixa com a inscrição:
"Deixem de estar aí a olhar e saiam para as ruas!"

A emissão foi reposta após alguns minutos com publicidade e um pedido de desculpas pelo inconveniente. Karamanlis também pedia desculpas pela "corrupção que tem vindo a grassar no país, situação que tem conduzido a algumas injustiças". Mesmo que o trapaceiro do "bloco central de interesses" tivesse alugado uma máscara de sinceridade, é tarde demais - ontem os ataques com "cocktlais molotov" contra as esquadras continuaram, quatro carros patrulha da policia e dois autocarros foram incendiados e houve quatro agentes feridos.



o futuro está na luta!

Outro grupo de 50 estudantes fez uma convocatória do alto da Acrópole para uma jornada de mobilização para hoje em 15 cidades da Grécia e a nível europeu, quando se cumprem 13 dias de protestos. Em Atenas haverá também hoje uma jornada de luta contra o racismo do novo pacto europeu de Imigração. (a polícia tem criminalizado os estrangeiros envolvidos nas manifestações). Outro grupo de 70 activistas ocupou o GSEE o principal sindicato grego, por esta organização não denunciar as medidas neoliberais dos governos dos últimos trinta anos.
Evangelos Antonaros, o porta voz do governo, lamentou que "os protestos estejam a prejudicar os esforços para reduzir a dívida pública" (como se fossem os operários e estudantes que tivessem construido a dívida da oligarquia), além de se estar a passar "uma má imagem do país para o exterior" - lá como cá, a conversa não muda,,
.

Sem comentários: