Pesquisar neste blogue

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

nacionalização e militarização do Ensino

Nas sociedades em que o Ensino não é da responsabilidade do Estado,

e onde para estudar é preciso gastar dinheiro, a maioria das classes pobres raramente o fará. Assim, com a primária, se é que a fez, e sem quaisquer possibilidades de emprego decente chegou o jovem Bryan Julian aos 30 anos. Mas vislumbrou uma hipótese: alistou-se para ir para a guerra no Iraque, onde estudou, e agora já é Guarda Nacional com o posto de Sargento. “Sou oficial da Polícia e estou de regresso a casa, mas a minha definição de “normal” provavelmente é diferente de qualquer outra pessoa” diz ele. Há quem não veja nada de anormal nisto.

mas continua a haver gente burra: “5 manifestantes foram presos e condenados a 60 dias de cadeia quando exigiam o encerramento do aquartelamento “School of the Américas” em Fort Benning”, uma escola militar que treina forças de intervenção junto dos governos e oposições na América Latina.

mais um

Um jovem comandante foi este fim de semana encontrado morto na Base Aérea de Minot. O Capitão Jonathan Bayless, 28 anos, era chefe de operações de suporte ao 91º esquadrão de combate – que manobra aviões equipados para transporte de armas nucleares (mini-nukes). Bayless prestava serviço na “Minot Air Force Base” desde Março de 2005. A Base de Minot começou a estar debaixo de atenção, quando em 2007 apareceram aviões equipados com “nukes” prontas a ser utilizadas, ultrapassando todos os rigorosos procedimentos hierárquicos, sem que na altura se tivesse determinado de onde tinham partido as ordens. O caso esteve na origem de uma série anómala de “suicidios” (sete) entre quadros militares de responsabilidade
.

Sem comentários: