Pesquisar neste blogue

segunda-feira, março 09, 2009

Dia Internacional da Mulher (II)

Depois do marido ter sido morto, a família de Atoor tentou vendê-la para um bordel situado em Bagdad.”Nunca pensei que uma coisa destas me iria acontecer” diz “Hinda”, mas este não é o seu nome verdadeiro. “A minha mãe costumava ameaçar-me. De facto ela vendeu as minhas irmãs, mas depois arrependeu-se. E eu pensava que ela gostava de mim”

Este submundo abrange todos os lugares à mercê de proxenetas profissionalizados, que percorrem infatigavelmente todo um país de mães e familias empobrecidas em busca de jovens filhas adolescentes para as inserirem num mercado em que aos 20 anos já se pensa serem demasiado velhas para se obter um bom preço. As vítimas mais jovens, geralmente a partir dos 11 a 12 anos, podem chegar a ser vendidas por verbas entre os 30 a 2 mil dólares. “Vender e comprar raparigas no Iraque é absolutamente igual ao comércio de gado. É corrente vermos mães a discutir com esta espécie de agentes o melhor preço para as suas filhas”. Excepto na Zona Verde onde a filha do embaixador norte americano estará protegida pelo salário do pai, o suficiente para mandar parir a mãe à borla.

Depois da invasão do Iraque pelas tropas de ocupação em 2003, ninguém sabe ao certo quantas mulheres e crianças foram vendidas com a finalidade de serem transformadas em escravas sexuais; e não existem números oficiais devido à natureza obscura do negócio. Hinda e outras activistas de Bagdad estimam que o número atinja centenas de milhar. Permanecem crimes escondidos e até o departamento governamental criado pelos ocupante para tentar controlar o tráfico de pessoas admite que o governo-títere Iraquiano não tem meios para o fazer. E assim, eis como num país outrora socialmente próspero a condição da Mulher voltou de novo à estaca Zero no combate pelos mais elementares direitos humanos.

baseado no artigo de Rania Abouzeid em Baghdad
Iraq's Unspeakable Crime: Mothers Pimping Daughters

"Imaginem só! este tipo pensa que essa foleirice de manipular células estaminais é a única forma de cura para a minha herança".
sou co-presidente por direito, a elite ocidental me julgará: Mission Accomplished!
.

Sem comentários: