Pesquisar neste blogue

quarta-feira, março 11, 2009

os Lelos

os interesses transnacionais reconfortam-os
com umas simpáticas pantufinhas para melhor
resistirem às agruras dos pisos escorregadios

Atrelados ao mesmo trenó, são “cães como nós”. Os “sobe e desce” congratulam-se com o latido do ministro: “se eu não concordar com o caminho (o programa eleitoral do PS, que amiúde é transviado), não me candidato a deputado”. Pois sim, mas se deixar de fazer parte da matilha onde vai o animal dissidente granjear alimento na hora das refeições?. Perde o indivíduo, ganha o grupo (que dispõe da posse do sistema de catering).
Quando um cão avisa o seu adversário pelo seu rosnar pretende desencadear neste a reacção adequada: quer que o visado meta o rabo entre as pernas e fuja a quatro patas. Contudo, o simbolismo desta linguagem não é aplicável a si próprio. Regra geral o cão não tem medo do seu próprio rosnar (excepto se estiver investido nas funções de presidente do canil: “agora vou comer, mas vou fazê-lo de costas”; queriam gozo? ora toma!)
Mas a gramática da troca de sinais própria dos bichos, para os ressentidos do aparelho desconjuntado, equivale à linguagem dos surdos-mudos. O visado insiste em continuar a mijar para as pernas dos eleitores para marcar território.
Cá para mim, observador feito Homem, do que se trata essencialmente é de, mais uma vez, partir em duas a ala esquerda da tripulação, por forma a reconduzir no lugar (e, safa, ainda faltam 2 anos), o mesmo líder da ala direita neoconservadora; o tal que não ladra mas morde (pela calada da Nato)
.

Sem comentários: