Pesquisar neste blogue

terça-feira, julho 21, 2009

Os seis meses de Obama e a reflexão de Amin Maalouf

"Fixem-se naquilo que nós fazemos, não naquilo que dizemos!" foi uma famosa frase de Nixon, que parodiava as técnicas de contra- informação. Continua plena de actualidade.

«Na Conferência que pronunciou em Lisboa o escritor Amin Maalouf fez uma apologia apaixonada do actual Presidente dos EUA. «Essa pessoa – afirmou – também nos representa». Numa entrevista ao Público expressou a convicção de que o futuro da humanidade, quase a sua sobrevivência, depende do êxito da estratégia de Barak Obama. O eventual fracasso do presidente, na sua opinião, «seria uma tragédia para a América, para o Ocidente e para o Mundo»

"Em tempos de crise, a ideia do salvador que liberte os homens do sofrimento acompanhou a humanidade ao longo de toda a sua existência. Essa ideia errada que a história sempre desmentiu, foi agora defendida em Lisboa por Amin Maalouf, elevando Obama à categoria de Messias. Mas basta acompanhar no seu percurso sinuoso a lenta marcha do grande rio da História para se compreender que as grandes transformações que contribuíram para o progresso da humanidade não resultaram da intervenção de salvadores providenciais”
Miguel Urbano Rodrigues, em "O Diário"

* Os EUA gastam 100 milhões de dólares por dia na guerra do Afeganistão e mais 7 milhões na sua reconstrução - são recursos ocultos que financiam razões ocultas.
.

Sem comentários: