Pesquisar neste blogue

quinta-feira, julho 16, 2009

Qual a missão dos soldados portugueses no Afeganistão?

"Para Severiano Teixeira as bombas de Obama são completamente diferentes das de Bush!!!" (no Vigia)

Ninguém sabe, pelo menos entre os portugueses, porque tão decisivo assunto nunca foi presente a votação no Parlamento. Tão pouco se sabe como estas missões são financiadas, uma vez que, com a subida à presidência de Cavaco Silva o orçamento decidido pela NATO, foi desanexado do nosso orçamento geral do Estado. Neste caso estamos como nos off-shores, ninguém sabe ao certo quem tem o dinheiro e o que é decidido em favor de quê. Um coisa podem ter como certa os governantes nacionais: correm o risco de conotação com vulgares criminosos de delito comum. Como por exemplo, com o ex-vice-presidente Dick Cheney que manteve desde 2001 um programa secreto de assassinatos selectivos que funcionou (funciona?) pelo mundo inteiro. Karl Rove, o assessor que se celebrizou pelo cognome de "Os Miolos do Bush" (e por extensão de todos os decisores portugueses subservientes das imposições da NATO) à laia de desculpa sempre foi dizendo que "É muito perigoso dar este tipo de informações ao Congresso" (e por extensão, muito menos por cá, ao insignificante Parlamento português) - eis como funciona a guerra secreta contra "o terrorismo" onde todos estamos envolvidos à força - e o respeito que esta canalha tem pelos "orgãos de representação democráticos".

da natureza das missões:

Começou em Londres um inquérito público sobre o caso do iraquiano detido e levado sob prisão pelas tropas britânicas em 2003. Baha Mousa foi preso pelos soldados em Bassorá e morreu 36 horas depois, tendo-se descoberto que tinha mais de 90 ferimentos no corpo. (ver vídeo)

É o costume; a nossa guerra colonial também está cheia de episódios deste género de “heróicos mortos em combate” - a Aljazeera obteve testemunhos que reportam que as tropas norte americanas bombardearam uma das suas próprias bases, causando inúmeros feridos e 3 mortos, cujas causas foram depois atribuídas a ataques dos talibans (ver vídeo)

Atascado num lamaçal do mesmo género do Vietname, o imperialismo não olha a meios: a CIA tinha (tem e terá, enquanto a organização não for extinta) um programa clandestino de assassinato de lideres de regimes de oposição (como com Fidel Castro quando não existia ainda a "AlQaeda"). Afinal a prática norte americana já é antiga. Teve inicio na década de 50 logo após o fim da guerra, com o exterminio dos quadros do Partido Comunista das Filipinas que se tinham rebelado desde 1942 contra a ocupação japonesa e granjeado enorme prestígio popular. O episódio ficou conhecido como "a rebelião dos Huks"

ps: a saga continua. Para levar em conta as intenções de mais um agente

* Honduras: "seguindo a pista do dinheiro que pagou o golpe"
(ler mais)

* "a CIA é suspeita no assassinato da lider da oposição paquistanesa Benazir Bhutto"

* Não depende dos 2 partidos, mas do Complexo Industrial-Militar - "A memória selectiva dos Democratas sobre os assassinatos: Clinton consentiu-os e Obama também consentirá que se façam"
.

Sem comentários: