Pesquisar neste blogue

segunda-feira, julho 20, 2009

Uma Segunda Juventude (II)

o holocausto, segundo Mircea Eliade

“(...) como toda a gente sabe, sei o que nos espera: a bomba de hidrogénio e tudo o resto. Mas, ao contrário dos outros, eu tento encontrar um sentido para esta catástrofe eminente e tento aceitá-la, como nos ensina o bom velho Hegel.

No seguimento das guerras nucleares que vão ocorrer, várias civilizações, a começar pela civilização ocidental, serão destruídas. Estas catástrofes provocarão necessariamente uma vaga de pessimismo como a humanidade jamais conheceu, um desalento geral. Mesmo que os sobreviventes não cedam à tentação de se suicidarem, pouquíssimos conservarão vitalidade suficiente para esperar ainda algo do homem, para esperar uma humanidade superior à espécie Homo sapiens. Descobertas e decifradas então, estas confissões poderiam contrabalançar o desespero e a vontade universal de extinção. Apenas porque ilustram as possibilidades mentais de uma humanidade chamada a nascer num futuro longinquo (...)

O verdadeiro sentido do cataclismo nuclear só pode ser um: a mutação da espécie humana, a aparição do super homem. As guerras atómicas, tenho a certeza, aniquilarão povos e civilizações, transformarão num deserto uma parte do nosso planeta. Mas esse é o preço que temos de pagar para liquidar radicalmente o passado e forçar a mutação, ou seja, a aparição de uma espécie infinitamente superior ao homem de hoje. Só uma enorme quantidade de energia eléctrica, descarregada em algumas horas ou alguns minutos, poderá modificar a estrutura psico-mental deste infeliz Homo sapiens que dominou a história até aqui. Dadas as possibilidades ilimitadas do homem pós-histórico, a reconstrução de uma civilização planetária poderá realizar-se num tempo recorde. Evidentemente, apenas alguns milhões de indivíduos sobreviverão. Mas eles representarão alguns milhões de super-homens. Eis porque utilizo a expressão escatalogia da electricidade: tanto o fim como a salvação do homem ficarão a dever-se à electricidade.
- Mas porque é que tem tanta certeza de que a electricidade descarregada pelas explosões nucleares provocará uma mutação progressiva? Poderá igualmente determinar uma regressão da espécie.
- Não tenho a certeza, mas quero crer que será assim. De outro modo, nem a vida nem a história do homem teriam um sentido”

clique na imagem para ampliar

* as coisas parecem não estar a ficar boas para a Humanidade: "o Pentágono está a trabalhar num projecto de robots que comem carne, por exemplo, de cadáveres - isto pode vir a ser uma combinação da mecânica do século XIX com a tecnologia do século XXI, misturadas com o filme de terror do século XX"
(saber mais aqui)

* "da II Guerra à III Grande Guerra, a remilitarização da Alemanha"
.

Sem comentários: