Pesquisar neste blogue

segunda-feira, novembro 23, 2009

Blair

Documentos tornados públicos na Grã Bretanha pelo Sunday Telegraph revelam que não houve qualquer planeamento prévio quanto à fase seguinte quando no nº 10 de Downing Sreet se resolveu enviar tropas para a invasão do Iraque. O sigilo que Blair pretendeu guardar para esconder a operação da opinião pública levou a que fossem enviados para o terreno forças militares sem qualquer preparação.
Comandantes militares devem começar amanhã terça feira 24 a responder a um inquérito para apurar as responsabilidades pela sabotagem do Governo de Tony Blair pelas acções com que pretendeu enganar o público. As pessoas estão tão chocadas que pensam que os membros do governo britânico e norte americano envolvidos podem e devem ser acusados por crimes de guerra por renunciarem ao dever estipulado pela Convenção de Genebra que acautela as condições de segurança de civis durante um conflito (Guardian)

Repare-se bem! este é um processo tendente a limpar a memória e a contornar o essencial: se tivesse havido preparativos e fossem salvaguardadas algumas condições prévias já haveria o direito de invadir o Iraque e linchar-lhe "legalmente" o presidente? assim parece; conforme criaram o Estado iraquiano a partir do desmembramento do Império Otomano por causa do petróleo, assim também lhe podem dar ordem de extinção; escusavam era de gastar tanto esforço e dinheiro a tentar convencer as opiniões públicas que existem outras razões...

E agora a grande questão…
o que mantêm a humanidade viva?

“September Songs”. Música de Kurt Weill, lirica de Bertold Brecht, recitada por William S. Burroughs.
(legendado em português)

Sem comentários: