Pesquisar neste blogue

quinta-feira, janeiro 14, 2010

catástrofes

O jornal Bild publicou recentemente fotografias de soldados alemães a jogar à bola com um crâneo no Iraque, mas aparentemente quase ninguém se indigna, ou os que se indignam estão bloqueados para o manifestarem. Apesar da Alemanha não ter sido atacada, contrariando as administrações anteriores europeias que se opuseram à guerra, subrepticiamente a senhora Merkel desde que foi eleita já dispensou do orçamento alemão cerca de mil milhões de euros para dar cobertura às invasões militares enviando tropas para o Iraque e Afeganistão. A verba dispendida em 2009 só na "missão de paz" no Afeganistão foi de 500 milhões. Ontem, um país rico como a Alemanha anunciou uma ajuda miserável de 1,5 milhão de euros às vítimas do terramoto no Haiti (fonte)

adenda
* Horas antes do Haití ter sido arrasado pelo terremoto, a vida prosseguia normal. As forças para-militaristas fascistas não paravam. Ao sair da Universidade foi assassinado com duas balas o escritor e professor de sociologia Anil Louis-Juste, autor de numerosos ensaios denunciando a ocupação do Haiti por parte das forças da ONU e em defesa da auto-determinação do povo haitiano. Anil Louis-Juste foi o autor do artigo "Haiti e a sua Luta pela Vida" que integra o livro "Haiti: a Ocupação Militar e a terceirização do Imperialismo" (fonte)
* Indymedia: População desesperada com a demora nos socorros bloqueia estradas com corpos das vítimas

2 comentários:

Manolo Heredia disse...

Não vejo porquê a admiração. O Xatoo acha que a Ajuda Humanitária é uma actividade altruísta?
Então por que razão o "nosso" Eng. Guterres é considerado um dos homens mais influentes do mundo?
Pelo que a Alemanha deu, vê-se aquilo que espera ganhar... é só isso!

xatoo disse...

Houve 3 milhões de afectados. A ajuda alemã dá um bilhete de metro de 1 euro para metade deles. Apenas isso. Nem sequer pode ser encarado numa perspectiva de investimento para negócio via Ong`s; seria um investimento ridiculo.