Pesquisar neste blogue

sábado, janeiro 16, 2010

macumbeiros, evangélicos e militares

George Samuel Antoine, o cônsul do Haiti em São Paulo, sem saber que os microfones estavam ligados, comentou antes de uma entrevista que o terramoto "está a ser uma coisa boa" para o seu país porque graças a ele agora "somos mais conhecidos", concluindo "todos os lugares onde há africanos estão fodidos (...) Creio que com tanto fazer macumba o africano atrai a maldição". Ao saber que estas palavras ditas confidencialmente a um investigador tinham sido gravadas, o Consul ficou muito nervoso, desculpando-se com o facto de ter sido mal entendido derivado ao seu português ser incipiente (George Samuel Antoine vive no Brasil há 35 anos). Durante a entrevista movía entre os dedos uma espécie de rosário: "é para acalmar os nervos e para receber energía positiva" justificou-se. (ver: Carta aberta ao Cônsul-Geral do Haiti)



* Em vez de ajuda humanitária, os Estados Unidos enviaram a 82ª Brigada Aerotransportada para manter a ordem. Os cidadãos americanos, a maioria de missões evangélicas, foram de imediato resgatados e levados a salvo para o seu país. Entretanto os soldados, sem qualquer preparação para lidar com populações desesperadas em estado de choque, tratam de forma violenta as vítimas da catástrofe (fonte)

* Imperialismo: como forma de ajuda o FMI propõe... um empréstimo! leia-se, uma nova facilidade de crédito alargado ao Haiti a pagar os usurários juros do costume

* A ajuda de emergência militarizada ao Haiti: trata-se de uma operação humanitária ou de uma invasão?

* Mesquinhez até nas tragédias: os meios de (des)informação dos EUA não nomeiam a ajuda de Cuba nos relatórios sobre o Haití - o espanhol "El País" faz o mesmo!

* Fidel Castro,"As lições do Haiti": "As tragédias comovem um grande número de pessoas de boa-fé, em especial quando se trata de catástrofes de carácter natural. Porém muito poucos se detêm a pensar porque é o Haiti um país pobre. ¿ porquê a sua população depende quase 50 por cento das remessas familiares que recebem do estrangeiro? (...) o Haiti é um produto nato do colonialismo e do imperialismo (...) este esquecimento histórico faz também esquecer que existem milhares de milhões de pessoas em todo o mundo com carências similares, que não deveriam existir (...) esta é uma pálida sombra de outras catástrofes que esperam todas as populações pobres do planeta (Cuba Debate)

o Haití é um "Estado" inexistente, um Estado fantasma tutelado pela missão de "estabilização" das Nações Unidas e pelos Capacetes Azuis da Minustah - uma missão para manter os pobres oprimidos
* domingo dia 24 situação actualizada

3 comentários:

amsf disse...

O Haiti será mais um território a incorporar no império, com a vantagem de ter uma população pobre e pouco "sofisticada" que facilmente poderá ser usada como carne para canhão nas guerras do império por esse mundo fora. Por outro lado os EUA terão que mobilizar para lá algumas dezenas de milhar de soldados durante meses ou anos que lhes farão falta na frente.

xatoo disse...

sem dúvida que "será a incorporar" (em Puerto Rico ainda hoje existem movimentos de resisitência contra a incorporação) - o problema é o investimento económico que isso necessita

ovigia disse...

boas,

questiono-me se isto não terá tido uma 'ajuda' da arma HAARP.

Tenho andado a ver se encontro imagens de estranhas luminosidades (tipo aurora borealis)na atmosfera horas ou no dia antes do terramoto.

ab