Pesquisar neste blogue

sábado, março 20, 2010

fetiches

"Reificação" é o processo pelo qual os relacionamentos sociais se transformam em relações entre coisas, por exemplo quando a nossa identidade individual passa a ser definida ou regulamentada como "commodities" que adquirimos - por exemplo, o último modelo de telemóvel, um par de sapatos da última moda, um aparelho de TV de alta definição, etc. A "Desreificação" apelará para nos libertarmos dos termos fixados pelo mercado para os produtos em cujo valor o estatuto social da própria pessoa acaba por se integrar - o que passa pelo regresso ao nosso controlo da capacidade de desmontar esse misterioso processo de mercado" (Fredric Jameson, Valences of the Dialectic)

Promover o Ócio





















"Quem estiver minímamente atento e informado chegará à conclusão de que não vale a pena trabalhar em Portugal. De facto, quando se verifica a diferença de tratamento fiscal entre os rendimentos do trabalho e os de capitais, chega-se logo a essa evidência. Fiscalmente fomenta-se o ócio em vez do trabalho. Quem tiver sido bafejado pelo euromilhões em, or exemplo, cinco milhões de euros e aplique esse montante num depósito a prazo a uma taxa, digamos, de 1,5%, obterá um rendimento anual de 75 mil euros. Sobre este montante incidirá uma taxa de IRS de 20%. Por outro lado, se esses 75 mil euros forem obtidos a trabalhar, a taxa já será de 42%!!! - isto parece justo? Quem tiver património e "apenas" uns milhões a render no banco, mas não tiver rendimentos, poderá ser considerado como "pobre" e assim aceder a todos os apoios sociais, até ao rendimento mínimo de inserção... (Paulo Conde, no DN)
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem Visto! O capitalismo-turbo à portuguesa é uma escola de malandragem, claro! E somos dependentes da dependência sanguinária do núcleo duro da União Europeia. Ouviram as palavras de comiseração do Pm do Luxemburgo e chefe do Euro-Group, Jüncker, germanista escravo, sobre a Grécia...e os outros PIGS ?!? Niet