Pesquisar neste blogue

segunda-feira, abril 19, 2010

de como ganhámos o Oeste

Segundo se diz na AlterNet os do partido Republicano querem um regresso à Idade de Ouro de 1880 – o ano do pico da América Libertária. Foi aqui, dizem eles, que houve uma sociedade na qual o povo era livre para manter tudo o que obtinha por mérito próprio, porque não havia lugar ao pagamento de impostos. As pessoas eram também livres para decidir o que fazer com o seu dinheiro: gastá-lo, poupá-lo, investi-lo, doá-lo, o que fosse.

É isto que os neoconservadores têm a dizer depois de seis décadas de dedicados esforços no aperfeiçoamento da palavra “Liberal”, que tornou o radioctivo capitalismo completamente tóxico – falências de bolhas dot.com e imobiliária geridas por Bush. O “liberalismorepublicano fez neste curto espaço de tempo um belo trabalho, associado às derrocadas dos excessos, fetichizando a ignorância, submetendo-se aos Lobies profissionais e usando hipocritamente a malta como actores em temas sexuais legislados pelo Estado. Tudo tangas!

Queremos Menos Estado!

Agora sabemos a verdade. A “Crise” financeira não se ficou a dever a erros ou omissões de regulamentação… houve um complot deliberado: o Goldman Sachs, o banco de investimentos que mais beneficiou e beneficia com as falências, foi finalmente acusado de Fraude. Sem que se ralem muito, ou a Imprensa dê grande destaque ao caso, uma vez que continua a realçar apenas os bónus milionários pagos aos seus gestores – 5 mil milhões de dólares apenas no 1º Trimestre de 2010, apesar do contínuo agravamento da situação. Como resultado da acusação a Bolsa portuguesa perdeu 1,7 milhões de euros no dia seguinte.
Obama, o tal que era “de esquerda”, aponta o dedo ao jogo de interesses que põe em causa a reforma do sistema financeiro nos EUA – Marta Rebelo acrescenta-lhe o subtítulo: Promiscuidade entre direita e alta finança made in USAentão e aesquerdanão está comprometida em nada?

Os terroristas financeiros destruíram as economias, a Banca em geral só nos EUA obteve 33 biliões em ajudas e pagaram pouco mais que Zero em impostos. Mas nós os do povo, pagamos 30 por cento dos nossos limitados rendimentos em impostos.
Os bancos que despoletaram a crise ficam praticamente isentos! – alguém que diga à jovem deputada sucialista Marta Rebelo que isto não acontece por acaso, mas com a conivência e acordo tácito de todo o leque de partidos de governo envolvidos no contrato neoliberal. Para além dos atempados avisos da senadora Elizabeth Warren (aqui referidos faz 1 ano), logo em 2005 o FBI avisou os responsáveis da SEC que os empréstimos sem garantias para adquirir imobiliário constituíam "uma fraude epidémica". O que disseram os nossos “socialistas” a isso? Democraticamente cooperaram. Não podem sequer alegar desconhecimento, senão o que anda tanta gente a fazer com a farda de deputado?

* ler a versão portuguesa da noticia
.

2 comentários:

Diogo disse...

Não obstante a propaganda incessantemente martelada pelos Media, tínhamos a obrigação de abrir os olhos e deixar de ser uma carneirada.

amsf disse...

Com os aeroportos, comboios, barcos cheios devido à nuvem vulcânica a temível Al-Qaida não ataca estes pontos na Europa?!