Pesquisar neste blogue

sábado, abril 10, 2010

São Francisco 1905

Um documento notável do estilo de vida nos grandes centros urbanos norte americanos no virar para o século XX. Imagens filmadas a partir de um carro eléctrico na Market Street em São Francisco no ano de 1905. De onde provinha a vitalidade económica das florescentes comunidades modernas de emigrantes? Da expansão daquilo a que Hitler viria a chamar “o espaço vital de desenvolvimento das nações”. Um ano depois um grande terramoto seguido de incêndios generalizados destruiria grande parte da cidade.


The video is CC no rights reserved. You can download video from the www.archive.org search for "trip down 1905" without quotes. Music Airs' Moon Safari album

Resumo da Década

Na sua mensagem annual ao Congresso em 1904 o presidente Theodore 'Teddy' Roosevelt expandiu a Doutrina Monroe – o seu corolário estabelecia não apenas que as nações do hemisfério ocidental não deveriam estar abertas à colonização pelos poderes das potências da Europa, mas que os Estados Unidos tinham a responsabilidade de preservar a ordem e a protecção da vida nessas nações.
A intervenção Europeia na América Latina (ver a Emenda Platt) reposisionava como sendo um assunto da politica externa dos EUA sempre que os governos europeus começassem a usar o emprego da força sobre vários paises latino americanos por forma a reaver o pagamento dos seus débitos. Por exemplo, os barcos de guerra britânicos, alemães e italianos bloquearam os portos da Venezuela em 1902 quando o governo venezuelano faliu e deixou de pagar os titulos de empréstimo aos accionistas de bancos estrangeiros. Muitos americanos ficaram então preocupados com o facto das intervenções europeias na América Latina poderem minar a imagem tradicional da dominação nessa região, o depois chamado “quintal americano”.

A Emenda Platt

Esta emenda foi um apêndice agregado à Constituição de Cuba no periodo da 1ª ocupação militar norte americana na ilha (1899-1902) que respondia aos interesses dos Estados Unidos. Esse artigo estipulava as condições de ajuda das tropas norte americanas que permaneceram no território desde a guerra dos EUA com a Espanha que expulsou os espanhóis das suas colónias, e definiu os termos das relações Cubano-americanas até 1934, quando foi firmado o Tratado de Relações Mutuas. A Emenda assegurava o envolvimento dos EUA nos negócios de Cuba, em ambas as vertentes interna e externa, e dava suporte legal às reclamações de soberania económica e militar sobre certos territórios da ilha, incluindo a Base Naval da Baía de Guantanamo. É a mais antiga base naval norte americana no estrangeiro, e a única num país com o qual os EUA não mantêm relações diplomáticas. Ali a vida é boa. Os prisioneiros cooperam com os inquisidores nos interrogatories e amiúde são recompensados com Happy Meals fornecidos pela McDonalds localizada no centro social da Base. (Wikipédia). Mesmo que os motivos da detenção e encarceramento não tenham qualquer fundamento (e sejam uma pura mentira como veio reconhecer agora Colin Powell) não é todos os dias que centenas de milhões de pobres em todo o mundo são detidos num resort de luxo e tenham direito a comer um hamburguer à borla. A moral da história é secular: ao pobre é-lhe permitido sobreviver se for bonzinho...

Sem comentários: