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segunda-feira, setembro 06, 2010

da matéria e do idealismo fundado no "espírito"

a reinvindicação de uma ontologia materialista dialéctica com projecto. José Barata-Moura

Marx designa por "fetichismo" a atitude que classifica a mercadoria apenas como "coisa" quando, na realidade da sua concepção e produção, "na própria materialidade em que a coisa consiste" ela é a expressão das relações de produção determinadas entre pessoas

(...) "contrariamente à sofisticação estilizada pelo Idealismo subreptício de muitas interpretações - algumas delas gostando de reclamar-se até de um "marxismo autêntico" finalmente revelado - não se trata de todo aqui de uma dissolução da materialidade das coisas na acção que as fabrica, ou no tecido social da relações que as subentende, mas sim e tão só, da compreensão (materialista e dialéctica) de que o real, na sua própria materialidade, contém trabalho humano incorporado e de que as relações sociais em que se produz têm igualmente carácter material"

"Daí que Lénine, por sua vez, trate de sublinhar que, no debate desta questão, a perspectiva verdadeiramente fecunda aponta, sim, no sentido de considerar que "a diferença entre a matéria e o espírito é relativa", ou seja, no sentido de se compreender que a admissão da unidade material do Ser não dissolve ipso-facto a especifidade da forma (sujectiva) segundo a qual a consciência é chamada a reflectir"

"Diderot, numa perspectiva procuradamente materialista, havia já chamado a atenção, no decurso de uma discussão com D´Alembert, para a necessidade de se ter em conta que a "sensibilidade" - longe de relevar de uma qualquer instância misteriosa provinda sabe-se lá de onde - corresponde ela própria a "uma propriedade geral da matéria". Lénine conhece bem este texto, cita-o, e utiliza-o largamente para situar as articulações fundamentais do confronto com o Idealismo. É por conseguinte no quadro de uma ontologia materialista que Lénine adverte que o pensamento não é para identificar imediatamente (ou extensivamente) com a matéria em geral, uma vez que, em condições determinadas de elaboração organizativa complexa, ele corresponde tão só a "uma das propriedades da matéria em movimento" (Lénine, "Materialismo e Empiriocriticismo (1909)

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