Pesquisar neste blogue

quinta-feira, setembro 23, 2010

varreram a crise pra debaixo do tapete

A notícia chegou inopinadamente: o National Bureau of Economics Research (uma coisa a que estão ligados os economistas do "Compromisso Portugal") mandaram determinar o fim da actual Grande Recessão (a maior em 80 anos) e logo desde Julho de 2009. Ninguém reparou em tal felicidade, mas o “Público” ilustra a “boa nova” com a imagem de um saldo de carpetes para o lar com 70% de desconto.

No campo político do centro capitalista não há o mais pequeno indício que sustente a tese da “retoma”. Pelo contrário, as análises mais esclarecidas apontam para um agravamento da crise. Se assim não fosse, a popularidade de Obama estaria em alta. Mas é o contrário aquilo que se verifica. Onde está euforia vintecincoabrilesca do principio de Obama? foi-se prás urtigas. Em Julho do ano passado as sondagens indicavam 51 por cento de aprovação ao modo como o presidente está a desempenhar o cargo na área da Economia, um ano depois essa percentagem desce para menos de 44 por cento (38% entre os não filiados em qualquer dos dois partidos-únicos).
58 por cento pensam agora, perto das eleições de meio-termo de mandato, que faz falta um terceiro partido nos EUA. E quem foram os Media desencantar para suprir a insuficiência?... uma coisa que dá pelo nome de “Tea Party”, vagamente inspirado na revolta contra os impostos desmedidos sobre as importações de chá no tempo em que os colonos norte americanos estavam debaixo da alçada do reino de Inglaterra. Uma chávena de chá com a tromba do Elefante a sair para fora (o símbolo Republicano dos ex-Bush/Cheney/McCain foi a imagem encontrada para se lançar a ideia na capa da Time), mas agora liderados numa 3ª via por essa coisa inenarrável que dá pelo nome de Sarah Palin (1) (mais uma agente Sionista) à frente de um grupo de alucinados que chutam slogans tão estúpidos como “Parem de instituir os Estados Socialistas da América”, “Precisamos de um Czar que nos diga a Verdade”, “Temos a Constituição debaixo de ataque”, até ao inevitável “isto não é um assunto de Direita ou Esquerda”. Pois não, é pior.

(1) da próxima vez que considerarem instalar na Casa Branca um pirata intervencionista de bons modos discursivos, os do Tea Party deverão considerar a hipótese de eleger Lady Gagá, a todos os títulos considerada melhor politica que Barack Obama; Vantagens, citando textualmente a dita Lady Gagá: "ser hermafrodita, ter dois orgãos (tipo o nosso PSouPSD) enriquece muito as minhas relações"
adenda
Por toutatis e por Palin com o seu gancho no cabelo apanhado no alto do cocuruto,,, um novo contributo para a emancipação da politica está a causar polémica nos EUA - o novo penteado da nº2 de Obama, Hillary Clinton. Com sondagens de aprovação ou reprovação e tudo... (deitar uma vista de olhos)
.

1 comentário:

Ted Kaczynski disse...

a Sara Calinadas (boa c'mo milho com um corpinho de fazer furor cá por casa, dava-lhe três sem tirar fora, abençoados pais), tem outra seguidora igual ou pior em termos de intelijumentice, uma tal de Virgina, valgina falante.
o problema é sério, mentalidade deste tipo há-de chegar a algum lugar de destaque e a orda de seguidores é enorme.