Pesquisar neste blogue

segunda-feira, dezembro 27, 2010

Um belo Presentinho de Natal dado a eles mesmo

No passado dia 22 de Dezembro tanto o Congresso como a Câmara dos Representantes aprovaram por unanimidade a autorização de investir 725 mil milhões de dólares no Pentágono, mais 17 mil milhões que a verba proposta pela Casa Branca, durante o ano de 2011 (National Defense Authorization Act for Fiscal Year 2011), o qual transita agora para o gabinete de Obama para este assinar de cruz.

O número proposto para a “defesa nacional” inclui, somado ao budget base, 158,7 mil milhões destinados àquilo que é eufemisticamente designado por “operações de contingência no estrangeiro”, leia-se a ocupação militar do Iraque e do Afeganistão.
Levando em linha de conta a inflação e a demografia, este é o orçamento militar mais alto de sempre “em tempo de paz” (desde 1945, o último ano em que houve uma guerra declarada). Esta estratégia financeira é fruto de um sistema de colonização global bem implantado, não de decisões avulso deste ou daquele presidente – no próximo ano para pagar a máquina de guerra do Pentágono serão gastos 2.354 dólares por cada cidadão norte-americano. Por comparação, a verba aprovada o ano passado foi de 680 mil milhões, 533,8 mil milhões como orçamento base e o resto para o Afeganistão e Iraque – acções que viram uma aprovação suplementar em Julho passado de mais 37 mil milhões (Supplemental Appropriations Act 2010)
Com 2.250.000 funcionários a tempo inteiro e o pessoal militar (excluindo a Guarda Nacional e os membros na reserva) o Departamento de Defesa é o maior empregador dos Estados Unidos. Por comparação, a maior empresa privada é a Walmart com 1.400.000 empregados e os Correios com 599.000.

(Este é um breve sumário do artigo de Rick Rozoff para a OpEdNews que pode ser lido no original aqui)

Não por acaso esta noticia passa em branco nos media. Como aliado incondicional da máquina de agressão imperialista os gestores nacionais não fogem à blindagem, só se preocupam em difundir à exaustão o aumento dos juros da dívida pública que lhes são necessários para pagar a guerra. Para fugir à bitola dominante, neste vídeo entrevista-se David Swanson, autor de A Guerra é um Mentira – em suma, a humanidade tem perante si uma corporação militar de endoutrinamento social, numa palavra, aquilo que os nazis não conseguiram implantar na Europa em 1945, está actualmente a ser tentado no mundo inteiro: Fascismo

Sem comentários: