Pesquisar neste blogue

sábado, janeiro 15, 2011

Google censura canal de videos do site Cuba-Debate no YouTube

Esta última quarta-feira o site CubaDebate recebeu uma notificação do centro técnico do YouTube - propriedade da Google - no qual lhe comunicava que encerrava a conta dessa página nessa rede social devido a uma denúncia de infracção de copyright.
Referiam-se especificamente a um fragmento de vídeo da apresentação em Miami do Fundo Legal destinado ao terrorista Luis Posada Carriles, que tinha sido publicado recentemente a partir de material muito mais amplo que circulou na rede e havia sido reproduzido em vários sites livre de direitos de autor.

Devido à reclamação de uma pessoa que filmou o acto onde o ex-agente da CIA Posada Carriles anunciava que este ano estaria em Cuba e exigiria um pagamento pelos seus serviços - entre estes últimos o atentado a um avião civil cubano que custou a vida a 73 pessoas - diligentemente a Google desactivou o site da CubaDebate no YouTube. Nesse momento esse canal tinha mais de 400 vídeos e 1,6 milhões de downloads, desde a sua abertura há quase três anos.
Este atentado à liberdade de expressão deve ser energicamente denunciado, tanto mais que se trata de um país bloqueado cujo acesso à internet é por satélite e não dispõe de de recursos para ter servidores multimédia próprios. Um sitio a partir de onde não se pode comprar materiais exclusivos produzidos nos Estados Unidos, particularmente aqueles que revelam a impunidade dos terroristas em Miami e que, por essa razão, são relevantes para a produção de informação em Cuba.

Quem tenha seguido esses vídeos, sabe que a imensa maioria são filmagens originais e quando se utilizam outras fontes, são sempre devidamente identificadas.
Um facto extraordinário é que o YouTube está infestado de vídeos que apresentam informações manipuladas e tendenciosas sobre Cuba, com imagens roubadas do sitio CubaDebate no YouTube, sem que a Google os tenha retirado da rede, ainda que tenham recebido queixas a esse respeito. Proximamente o site CubaDebate publicará uma lista de sitios que utilizam sem consentimento esses materiais para os inserir em campanhas de diabolização da Revolução Cubana.
Entretanto a censura da Google desencadeou um movimento de solidariedade pelo restabelecimento do canal CubaDebate no YouTube
.

Sem comentários: