Pesquisar neste blogue

quinta-feira, março 17, 2011

prémio nóbel Obama faz campanha pela paz…

… entregando este ano, depois de uma igual para George H.W.Bush, a mais alta condecoração civil, a Medalha da Liberdade, a um dos homens mais ricos do planeta, o multibilionário Warren Buffett, por... a ver se percebemos a complexidade da verborreia:
uma meritória e especial contribuição para os interesses da segurança nacional dos Estados Unidos, para a paz mundial, para a cultura e outras aspirações públicas e privadas(fonte)

Existem 3 multimilionários brasileiros entre os 6 homens mais ricos do mundo, depois do supracitado Warren Buffett, o mexicano Carlos Slim e o incontornável homem das novas tecnologias de comunicação. É este Brasil das mais gritantes desigualdades sociais que é agora visitado pelo presidente Barack Obama, parecendo num primeiro olhar de relance que politica e a riqueza de individuos e nações não têm correlação directa imediata. Mas tem. Em apenas um ano, o tesouro acumulado na bolsa de valores de Warren Buffett cresceu US$ 10 biliões de dólares, cifra igual a toda a fortuna do empresário António Ermírio de Moraes, o homem mais rico do Brasil. E, sinal destes tempos neoliberais de globalização financeira selvagem, o Brasil colaborou com a ascensão financeira de Buffett. Desde o periodo em que Bush fez a famosa visita de alinhamento com o compadre Lula, "o governo brasileiro segurou a cotação do Real e deu suporte à moeda, comprando dólares no mercado” - apenas num ano o dólar recuou 17,3% em relação à moeda brasileira... e os lucros de Buffett com o Real foram de US$ 2,3 biliões apenas nesse ano de 2007, verba que põe qualquer população de favela brasileira a sonhar com filmes de cowboys - coincidências que mais que justificam umas boas boladas de tomate e ovo podre no focinho de Obama quando ele nos vier falar de cultura e liberdade no próximo fim de semana

relacionado:
Perspectiva de transferência para nova bolha financeira? "o crédito para o imobiliário no Brasil representa ainda pouco mais de 2%, contra os 65% dos EUA"
.

2 comentários:

peter farnsworth disse...

Olha, O warren vai doar 99% da sua fortuna para uma fundação que ajuda os desfavorecidos, e tu quanto da tua "fortuna" é que vais doar?

xatoo disse...

peter
a fortuna que consegui amealhar tem sido doada aos favorecidos para govenarem este país. Confesso que errei...
mas, agora a sério, é de ficar estupefacto com a credibilidade de aventesmas como tu, que não conseguem enxergar que os milhões que os Gates e os Buffetts colocam em Fundações se destinam unicamente a fugir aos impostos