Pesquisar neste blogue

sábado, abril 23, 2011

efeméride: o atentado bombista à embaixada de Cuba em Lisboa

No dia 20 de Janeiro de 1976 George Herbert W. Bush assumiu funções como director da CIA. A partir de então, na medida em que os grupos terroristas anti-cubanos fortaleciam as suas relações com o clã Bush, incrementaram-se as agressões contra os interessses da Cuba revolucionária no estrangeiro. Apenas três meses depois, a 22 de Abril de 1976, à hora a que os filhos dos funcionários da embaixada cubana na capital portuguesa regressavam da escola, explodiu ali uma bomba com alto poder destrutivo, matando Adriana Corcho Calleja e Efrén Monteagudo Rodríguez, de 35 e 33 anos respectivamente. Este foi um dos 165 atentados executados entre os anos 74 e 76 contra representações e diplomatas cubanos em 24 paises.

Que estranho fascínio exercerá um pequeno país como Cuba sobre milhares de milhões de mentes em todo o mundo para que se mobilizem meios tão gigantescos para lhe destruir o modelo de organização social?

Desfile no dia comemorativo da Vitória de Playa Giron que este ano coincidiu com a abertura do VI Congresso do Partido Comunista de Cuba

Em Junho de 1976 foi oficialmente aberta em Washington a rede de apoio ao terrorismo denominada pela sigla CORU (Organización Revolucionarias Unidas) dirigida pelo cubano Orlando Bosch Ávila, um evadido à justiça que vive hoje placidamente como cidadão honorário norte americano em Miami, depois de ter sido indultado por George Herbert W. Bush quando este se tormou Presidente dos Estados Unidos, inclusivé contra um parecer do Departamento de Justiça que considerou que Bosh era um terrorista, e que nessa condição ameaçava a segurança nacional dos EUA. Efectivamente, depois dos actos de terror ocorridos em 11 de Setembro de 2001, o filho Bush sentenciou: “Desde hoje todo país que continue dando refúgio ou apoio ao terrorismo, será considerado pelo Estados Unidos um regime hostil” - quase uma década depois, estará mais que na hora dos cidadãos nacionais dos Estados norte americanos limparem a casa de criminosos que a põem em perigo, levando-os à Justiça, a começar pelos governantes que são os mandantes dos crimes. Os ocorridos que ficaram impunes, sem julgamento, e os que continuam a ocorrer...

Um automóvel circula por uma colina sobrandeira à Baía de Guantanamo perto da Base Militar norte-americana que funciona como Centro de Detenção e Tortura para "combatentes inimigos". Setembro de 2005 (Foto John Moore/Getty Images)

90% eram precários, moravam em barracas, viam as filhas prostituirem-se - Y En Eso Llegó FIDEL
.

Sem comentários: