Pesquisar neste blogue

terça-feira, julho 19, 2011

É a Constituição estúpido!

"A curiosidade leva por um lado a escutar às portas e por outro a descobrir a América" (Eça de Queiroz)

Segundo esclareceu o próprio Durão Barroso a União Europeia é o maior exportador de bens mundial (à frente em quantidade dos produtos de tecnologia de ponta dos EUA e muito à frente da quinquilharia de consumo exportada pela China). Bens é uma coisa, dinheiro que não mede exclusivamente esses bens convertido em material de hegemonia financeira é outra coisa muito diferente. “Haja ou não deuses, deles somos servos” observou Pessoa. Não fosse o espartilho financeiro global (1) que está a ser tentado impôr por uma minúscula elite a partir do centro capitalista ¿ porque deixaria de repente o modelo social europeu de ser viável? Se o nivel de vida decresce para que seria preciso sobrecarregar os trabalhadores com mais impostos? (2)

No dia seguinte ao discurso do nosso ministro das Finanças esclarecer (com palavras, enquanto as acções decorrem na penumbra: não há ajustamentos nem redução de despesas significativas, apenas, mais uma vez, aumentos de impostos) o editorial do Público (Sexta dia 15) esclarece melhor:

“Na visão de Vitor Gaspar, o ajustamento não visa apenas uma economia sã, mas uma profunda mudança social” (num sentido claro de ainda mais liberalização ao capital externo privado e ao esvaziamento da protecção social do Estado). O governo é mais troikista que a Troika e ainda antes de tomar posse já se conhecia a sua natureza de classe. Mais além, estuda a desconstrução do modelo de Estado regulador e providencial que demorou meio século a erigir (sempre com o receio de ser ultrapassado pelo modelo socialista da URSS (3). Preto no branco, nada destas intenções foram expostas pelo chefe do governo antes das “eleições”, mas, “com esta declaração categórica do ministro, Portugal vai descolar do modelo social europeu para aterrar no liberalismo da América”, conclui o editorial. Bonito serviço. Agora que o modelo norte-americano está falido (4) chegamos nós. E a Constituição pá? Para se seguir no sentido de fazer de todos os serviços públicos um negócio para privados (o “voltar a crescer” na óptica capitalista) a Constituição precisa de ser alterada por uma maioria qualificada no Parlamento que inclua também o PS. Sócrates também contratou esta minudência com a Troika? Ou é coisa para ser cagativamente contornável pelo modelo enfiado no mesmo fato de marca Francisco-Seguro-José-Assis?

notas
(1) Hegemonia Americana e Nova Ordem Mundial - Como muito bem disse Francisco Louçã: “a NATO tem sido um exército cuja divisa é o dólar, o braço armado do capitalismo ocidental, a defesa da propriedade das companhias e activos financeiros que hegemonizam os mercados”, ou seja “fazendo coincidir a defesa desses factores” com os interesses do complexo industrial militar dos EUA criado pelo keynesianismo para intervir no cenário da 2ª Grande Guerra.
(2) “Smart Power: o Tratado de Lisboa pavimentou a estrada para o dominio dos Senhores da Guerra da NATO se constituirem num poder independente sobre a Europa" (ler aqui)
(3) Os Estados Unidos e a Inglaterra disseram não ao acordado entre as potências em Yalta no final da 2ª Grande Guerra, recusando-se a desmantelar o dispositivo militar instalado na Alemanha, visando transformar este país numa sucursal para o liberalismo económico que permitisse o dominio imperialista sobre a Europa . Como reacção a URSS patrocinou a criação do Pacto de Varsóvia a que aderiram 7 paises que tinham inscrito o Socialismo nas suas Constituições
(4) É incrivel o que tem sido cortado nos serviços de administração pública nos Estados Unidos - veja aqui alguns exemplos
.

2 comentários:

Anónimo disse...

That's where the Aurawave and its powerfulness as a TENS pain in the neck backup man, and can be only as damaging to us physically.
Also see my site :: (visit site)

Anónimo disse...

So, what on the dοt is aurawavе in any casе, аnd then pay
for the expensive soсіal unit, it's now a good deal easier to pick up the same event that rubbing a tender daub has.

my homepage aurawave Reviews